Técnicos do Instituto monitoram áreas de produção e criação de Codajás

Conhecida como a terra do açaí, Codajás também se destaca pelo plantio de banana, mamã, maracujá e cupuaçu. Para fortalecer estas e outras culturas no município, técnicos de Instituto Amazônia e Idam vêm realizando, a cada mês, uma série de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como visitas técnicas a produtores rurais, atendimentos no escritório, elaboração de projetos para o acesso ao crédito rural.

Só no mês passado, foram atendidos 189 agricultores, realizadas 104 visitas técnicas a áreas de produção e criação e elaborados 74 projetos para acesso ao crédito rural. Dentre as reuniões, uma foi voltada aos pecuaristas do município. Na oportunidade os pecuaristas foram informados sobre os programas sanitários e a lei que reestrutura o sistema estadual de defesa sanitária animal, além de receberem orientação sobre manejo, nutrição e prevenção em suas criações.

Os produtores foram orientados também a realizar o cadastramento e atualização cadastral das propriedades e seus respectivos rebanhos, e dar baixa a propriedade que não apresentam mais animais, além de sempre notificar no escritório de atendimento local sobre a existência de foco ou suspeita de doenças infectocontagiosas no rebanho.

Outra reunião teve como foco o financiamento para 2013 da AFEAM e BASA. “Os produtores ficaram entusiasmados com a reunião, ao tomarem conhecido que todos podem fazer o financiamento. Também foi abordada a criação de uma casa de vegetação, para que os comunitários possam plantar hortaliças e assim adquirir mais uma fonte de renda para os mesmos”, revela o técnico agropecuário Francislei Furtado.

Facebook

Links