Técnicos do Instituto incentivam o desenvolvimento de novas culturas em São Sebastião do Uatumã

Com tradição no plantio de mandioca, São Sebastião do Uatumã vem se fortalecendo com o desenvolvimento de novas culturas, incentivadas pelos técnicos do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural, do Instituto Amazônia e IDAM, que apoiam e orientam o produtor rural para o desenvolvimento do novo negócio.

Para isto, técnicos do Instituto Amazônia têm cadastrado diversos produtores do município para emitir a Carteira do Produtor Rural, que é um documento que permite desconto em aquisições de insumos e equipamentos agrícolas. Facilita também quando o agricultor requer a aposentadoria junto ao Instituto Nacional de Segurança Social – INSS.

Em abril, os técnicos orientaram sobre a implantação de horta caseira, o preparo do solo e o plantio. Também deram apoio aos agricultores para renegociação e regularização junto a AFEAM e Banco da Amazônia.

Para garantir 100% de aproveitamento do plantio, os profissionais do Instituto orientaram quanto aos tratos culturais das bananeiras, guaraná, feijão, pimenta doce e maracujá. Explicaram ainda sobre: poda de limpeza e fitossanitária do guaranazeiro; poda de formação do guaranazeiro; adubação orgânica; entre outras.

Técnicos também assessoraram e organizaram a Feira da Agricultura Familiar na Comunidade de Santana em São Sebastião do Uatumã, com o intuito de promover o fortalecimento do setor primário da região.

Sobre o município

A produção agropecuária em São Sebastião do Uatumã é baseada no cultivo de mandioca. A pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada somente ao consumo local. A atividade pesqueira é predominantemente destinada ao consumo da população local, chegando algumas vezes a abastecer também os municípios vizinhos. A extração vegetal é voltada para a exploração do tucumã, os quais são exportados para os municípios vizinhos e para capital do estado.

 

Facebook

Links