Técnicos do Instituto Amazônia intensificam ações em Japurá

Em Japurá, o mês foi bastante agitado para os técnicos do Instituto Amazônia e IDAM, onde desenvolveram inúmeras atividades do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como: acompanhamento dos planos de manejo, visitas de supervisão creditícia, visitas técnicas as movelarias, Feira da Agricultura Familiar, elaboração de laudos de vistoria creditícia do PRONAF Emergencial, cadastramento para emissão da carteira de produtor rural e para o crédito rural da AFEAM e PRONAF.

Em relação ao crédito rural, os técnicos realizaram visitas de supervisão creditícia em quatro empreendimentos rurais que foram beneficiados com o Crédito Rural da linha PRONAF Emergencial. “Estivemos conferindo se realmente os produtores haviam aplicados os recursos conforme o acertado em seus projetos, e orientando quanto ao cronograma de desembolso e reembolso dos valores das parcelas, da implantação das atividades financiadas e principalmente da importância de não cair na inadimplência”, frisou o técnico florestal Jean Silva.

Segundo Silva, também foram elaborados laudos de vistoria creditícia da linha crédito PRONAF Emergencial para que sejam analisados e posteriormente encaminhados ao Banco da Amazônia, para viabilizar a liberação da segunda parcela dos financiamentos relativa aos tratos das culturas financiadas. “Também fizemos o cadastro de produtores rurais interessados em receber financiamento. Estivemos esclarecendo os produtores sobre a data de realização da ação de crédito da AFEAM, documentação necessária, prazos de reembolso, carências, juros”.

Em relação às atividades de movelaria, o técnico visitou diversos estabelecimentos para prestar esclarecimentos sobre a importância do licenciamento ambiental, destino dos resíduos de madeira, uso do equipamento de proteção individual, entre outros.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Produção, a Feira da Agricultura Familiar deu a oportunidade aos agricultores familiares do município de expor e vender suas produções. Também serviu como espaço para divulgar as ações do Instituto Amazônia e IDAM.

Facebook

Links