Serviços realizados pelo Instituto melhoram o setor primário de Itamarati

Como todo o âmbito da calha do Rio Juruá, o município de Itamarati tem sua maior vocação voltada para a agricultura, que por muito tempo ficou restrita a subsistência, essa realidade mudou com a implantação da Unidade Local do Instituto Amazônia e IDAM que rompeu a barreira da falta de assistência técnica especializada voltada para auxiliar os produtores a produzirem mais e com maior qualidade.

Com uma equipe de profissionais especializados em serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), fez sumir diversas dificuldades como a de acesso às localidades e produtores. Os técnicos vêm incentivando, aprimorando e acompanhando o significativo crescimento do setor primário de Itamarati.

São prestados vários serviços que vão desde a Assistência Técnica e Extensão Rural, até a área ambiental e social, abrangendo principalmente a agricultura, pecuária, pesca e setor madeireiro, sempre com uma linguagem simples e sistemas participativos, visando integrar as famílias e comunidades ao processo produtivo com respeito ao meio ambiente e ao local onde vivem.

“Nosso foco é dar oportunidade aos produtores rurais de descobrir que é possível viver, crescer e se desenvolver no seu município. Durante esses anos, pude de uma maneira geral, aprimorar um pouco de cada atividade, serviços e metodologias utilizadas e aplicadas por este órgão, trabalhando ainda a área social e ambiental com o único fim de servir e contribuir com o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas”, explica o técnico agropecuário Maurício Siqueira.

Facebook

Links