Instituto realiza 2º Encontro de Castanheiros em Amaturá

O Instituto Amazônia e o IDAM realizaram, no município de Amaturá, o 2º Encontro de Castanheiros. A abertura foi feita pelo Gerente da Unidade Local de Amaturá, Fredson da Silva, que apresentou o Instituto tais como sua missão, visão e compromisso, enquanto a gerente não madeireira, Vanessa da Silva, explicou sobre as atividades e atuação da gerência não madeireira e seus desafios.

Em seguida foi realizada apresentação sobre Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) pela Unidade Local de Amaturá, onde foram explicados todos os procedimentos para emissão de DAP, a palestra contou com os subtemas: o que é DAP; seus benefícios como crédito rural, aposentadoria rural, Programa de Aquisição de Alimentos- PAA, Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, Habitação Rural (Minha casa Minha vida); características da DAP Pessoa Física; características da DAP Pessoa Jurídica; para quem deve ser emitido DAP (pescadores artesanais, extrativista, silvicultores, quilombolas, indígenas); tipos de DAP; entre outros.

“A apresentação sobre Declaração de Aptidão ao Pronaf foi bastante proveitosa, pois a interação dos coletores foi grande. O encontro serviu para esclarecimentos de dúvidas, informação sobre documentação necessária. E os demais colegas das Unidades Locais puderam interagir enriquecendo o debate”, conta o técnico agropecuário Jonas Oliveira.

Logo após o encontro, os participantes visitaram as instalações da Usina de Beneficiamento de Castanha- do- Brasil, como o local de lavagem das castanhas, sala de quebra, sala de seleção, sala de autoclavagem, estufa, sala de embalagem e sala de deposito da produção. Após a visita reuniram-se novamente para os agradecimentos e considerações finais.

Facebook

Links