Instituto Amazônia realiza curso sobre cacau em Urucurituba

Na primeira semana de maio, técnicos do Instituto Amazônia e Idam realizam curso de Beneficiamento Primário e Aproveitamento do Cacau, no município de Urucurituba, que tem forte tradição nesta cultura. Ministrado por Aonso Rabelo Costa, a capacitação é destinada aos produtores que cultivam o fruto no município.

O curso chega num momento importante, no qual os agricultores vêm enfrentando a cheia do rio. “Nossas atividades estão comprometidas. Muitas demonstrações de métodos, que havíamos programadas, não estão sendo executadas devido ao excesso de chuva que cai na nossa região. Reparei que houve uma redução grande no plantio de cacau, praticamente tem propriedade na várzea que não tem mais cacau”, revela o técnico agropecuário Ezaldir Souza.

Souza ressaltou que as áreas da várzea já estão quase todas ficando submersa. “Se continuar nesse ritmo, as produções de banana, mandioca, mamão, macaxeira e hortaliças serão perdidas. Tem bananal que as bananeiras ainda não lançaram nem o primeiro cacho”, lamenta.

Dando continuidade aos trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), ainda foram realizados diversos atendimentos ao público, tanto na unidade local quanto nas comunidades, e 67 projetos de crédito rural foram elaborados, para atenuar os impactos da cheia.  E foram vacinados 100% do previsto Contra a Febre Aftosa, na primeira etapa da campanha.

Facebook

Links