Instituto Amazônia conclui levantamento de revitalização no Espaço São Vicente, Centro Histórico de Manaus

Confiram cobertura do Portal Acritica.com a reunião mensal com os moradores da Comunidade São Vicente residentes no Marco Zero de Manaus (Entorno Praça D. Pedro II – Centro Histórico) realizada no último dia 15 de Setembro.

Nosso agradecimento a Portal ACritica.com

Faça parte dessa história, para maiores informações acessem – www.iamazonia.org.br ou ainda contate o Instituto Amazônia via e-mail em: [email protected] ou ainda via fone: 92+3622-4850.

Segue abaixo material publicado em 15/09/2017 :

 

Instituto conclui levantamento de revitalização no Espaço São Vicente, no Centro

O Espaço São Vicente compreende os logradouros Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Sete de Setembro, Visconde de Mauá Taquerinha, Gabriel Salgado, Governador Vitório e Travessa Vivaldo Lima

Paulo André Nunes
Manaus (AM)

Em uma reunião realizada agora há pouco com os moradores do Espaço São Vicente, no Centro Histórico de Manaus, a direção da oscip Instituto Amazônia anunciou que concluiu o levantamento técnico das residências visando as ações de intervenção nos imóveis daquela área da cidade.

A iniciativa integra o projeto de revitalização do Espaço são Vicente e a sua aplicabilidade que vem sendo realizadas pelo Instituto numa parceria recém-fechada com o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

O Espaço São Vicente compreende os logradouros Frei José dos Inocentes, Bernardo Ramos, Sete de Setembro, Visconde de Mauá Taquerinha, Gabriel Salgado, Governador Vitório e Travessa Vivaldo Lima.

Na oportunidade, foi apresentada a placa que ficará nas casas dos moradores que estiverem cientes com as mudanças, que vão incluir pintura e alguns outros detalhes que se fizerem necessários. As placas trazem o selo do Patrimônio Histórico Nacional lançado este mês pelo lphan.

“O Instituto Amazônia já concluiu os levantamentos técnicos das casas , trabalho este que já foi apresentado ao Iphan e preliminarmente está apoiando está iniciativa  no sentido de começar as ações de intervenção de melhoria visual das residências como um todo. Para isso foram confeccionadas  placas onde está se colocando o selo do Patrimônio Histórico Nacional lançado este mês pelo lphan para identificação das áreas tombadas. As placas são indicativos de que aquela residência está aderindo ao projeto de requalificação urbana proposto pelo Instituto Amazônia para o Marco Zero da cidade de Manaus”, explicou Mônica Bologna, gerente do projeto Caminhos do Frei e membro-fundadora do Instituto Amazônia.

A entidade deve anunciar brevemente os próximos passos das ações de intervenção.

Apelo

Durante a reunião, vários moradores pleitearam ações no sentido de ser adaptadas áreas para esporte e lazer das crianças, bem como outros atrativos que venha ocupar o espaço a exemplo da Feira do Paço, iniciativa que o próprio Instituto Amazônia realiza todo segundo domingo de cada o mês valorizando a economia criativa e com a participação de boa parte da própria comunidade do Espaço São Vicente.

“Ações como a Feira do Paço oportunizam à sociedade manauara o reencontro do local onde nasceu sua cidade”, comentou Mônica Bologna.

O Espaço São Vicente não possui serviços essenciais à coletividade como, por exemplo, posto de saúde, escolas e unidade de policiamento, entre outras necessidades básicas.

 

 

 

Facebook

Links