Instituto Amazônia apresenta projeto de Revitalização do Marco Zero de Manaus

O Instituto Amazônia apresentou, no último dia 03 de Abril, o projeto de revitalização do marco zero de Manaus, que abrange todo o perímetro ao redor da Praça Dom Pedro II, no centro histórico.  O evento aconteceu na Casa do Tesouro,  no Porto de Manaus. Na ocasião, o  Armazém 15, uma das mais antigas construções que integram o complexo do porto, abriu as portas e grande parte do público presente pôde conhecer o local pela primeira vez.

Além da sociedade civil, estiveram presentes representantes do município, Estado e de órgãos federais, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).  Com a revitalização do marco zero, área que recebeu os primeiros prédios de Manaus e onde funcionou durante muitos anos os principais órgãos públicos do município, como a sede do da Prefeitura e o Palácio Rio Branco, antiga Assembléia Legislativa do Estado, o Instituto pretende continuar o trabalho de readequação e ocupação das ruas históricas da comunidade São Vicente, antes marginalizadas e esquecidas pelo poder público e pelos moradores da capital.

Além das revitalizações arquitetônicas, há cinco anos o Instituto Amazônia têm trabalhado na área  com acompanhamento socioeconômico junto às famílias de baixa renda,  propondo e executando atividades, oficinas e cursos que levam desenvolvimento aos moradores do entorno. A região reúne outros monumentos culturais que contam a história da cidade como o Hotel Cassina, construído em 1899, e o Paço Municipal.

O diretor-presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique Castro, explica que uma das propostas do projeto é fazer a revitalização das casas dos moradores da área. “Por termos a sede instalada nesta comunidade, nos sentimos na obrigação de integrar esse circuito histórico do patrimônio de Manaus à população. Esse trabalho começou há dois anos, quando criamos o projeto Caminhos do Frei, que foi possível conhecer essas famílias e integrá-los nas atividades que trouxemos pra região”.

Outra estratégia também criada há dois anos, foi a Feira do Paço, que possibilitou capacitação aos moradores da área e geração de renda. “Não adianta fazer a revitalização dessa área tão importante sendo que a grande maioria da  população de Manaus não conhecia esse pedaço. Hoje, com os projetos que desenvolvemos há dois anos, voltamos a ocupar a praça Dom Pedro II (primeiro sítio arqueológico de Manaus) e trazer opções culturais para o público”.

Com o ‘Caminhos do Frei’, o instituto foi a única entidade no Amazonas a ser contemplada no edital do Projeto Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal, que incentiva iniciativas de desenvolvimento e cidadania pelo País. Para uma das moradoras da área, Maria de Fátima Dias, 75, que nasceu e se criou na área, a revitalização será a realização de um sonho. “Esse é sem dúvidas o lugar mais bonito de Manaus. Todos estamos felizes e com autoestima mais elevada depois de tantas atividades que vem acontecendo na nossa comunidade”.

Para que o espaço seja recuperado, o Instituto vai começar a captar, a partir de agora, fundos para as obras de revitalização. A superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Karla Bitar, informou que o projeto já foi apreciado pelo órgão, que oferecerá todo apoio para o projeto. “A iniciativa é maravilhosa e sem dúvidas é um momento memorável, que além de trazer mais beleza à área, oferece o desenvolvimento social e resgate das atividades culturais e ambientais para o local. Esperamos que os empresários se sensibilizem com esse projeto lindo e ajudem a preservar a memória deste lugar, que dizem que foi onde a cidade de Manaus começou”.

Se você já teve oportunidade de visitar a Feira do Paço, a Casa do Frei, o espaço Caminhos da Arte ou participar de qualquer atividade promovida pelo Instituto Amazônia no Espaço São Vicente (Centro Histórico), você já iniciou uma grande transformação!

Ali é o Marco Zero da cidade e nós todos estamos transformando e ocupando, com diversas linguagens multiculturais, um dos pontos mais importantes da nossa cidade.

Conheça um pouco do nosso projeto de revitalização proposto para as comunidades do Centro Antigo de Manaus.

Faça parte dessa história você também!

Acompanhe os projetos e atividades do Instituto Amazônia no site – www.institutoamazonia.org.br ou ainda nas redes sociais (Facebook e Instagram) em: @iamazonia.

 

Facebook

Links