História

A História do Instituto Amazônia

O Instituto Amazônia, fundado em 27 de setembro de 2001, é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regendo-se por seu Estatuto e pelas Legislações pertinentes. No dia 28 de Outubro de 2002, a Secretaria Nacional de Justiça, do Ministério da Justiça, conforme o Diário Oficial da União, concedeu ao Instituto Amazônia, qualificação como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei nº. 9.790, de 23 de março de 1999, bem como a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Governo do Estado do Amazonas qualificou o Instituto Amazônia como OSCIP nos termos da Lei Estadual n°3.017 de 21 de dezembro de 2005, através da portaria n°038/2007/SEJUS, publicada no DOE de 04 de outubro de 2007, declarada de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 4136 publicada no DOE de 13 de janeiro de 2015.

Os objetivos propostos pelo Instituto estão consignados em seu estatuto da seguinte forma:

A – defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

B – integrar as atividades das entidades do terceiro setor.

C – desenvolver atividades para implementar as economias e atividades sociais de municípios.

D – integrar o setor governamental com a iniciativa privada.

E – elaborar programas e projetos relativos a educação em todos os seus níveis, meio ambiente, cultura, assistência social, saúde, direito, desenvolvimento econômico e social, agricultura sustentável, ações de reflorestamento, recursos hídricos, mineração e atividades voltadas para a pesca, piscicultura, geração de emprego e crédito.

F – desenvolver atividades de treinamento, capacitação e atualização profissional.

G – desenvolver atividades com as associações de bairro, entidades de classe e instituições de benemerência para geração de emprego e renda.

H – montagem ou parceria com cooperativas de trabalho de multi atividades.

I – organizar debates, feiras, seminários, cursos, treinamentos, cursos de capacitação nas atividades do Instituto Amazônia, congressos e eventos.

J – promover serviços voluntariados.

K – prestar assistência técnica, social, e extensão rural.

L – constituir parcerias com o Setor Governamental em projetos e programas sociais, geração de emprego e renda.

M – desenvolver atividades de incubadora de novos negócios e empreendimentos.

N – auxiliar a montagem de instituições do terceiro setor.

O – prestar serviços especializados através do CTE – Centro de Tecnologia em Engenharia; CTGEO – Centro de Tecnologia em Geoprocessamento e do LAQCI – Laboratório de Análises Químicas e Controles Industriais.

P – os estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito às atividades mencionadas neste artigo serão realizados pela UNIAMAZÔNIA – Universidade Livre da Amazônia.

As suas ações estão centradas na Sustentabilidade da Amazônia, como instrumento promotor do desenvolvimento humano, fundamentada em seus diversos ecossistemas, na diversidade étno-cultural, na afirmação das identidades culturais, no acesso às políticas publicas, na valorização do conhecimento e formas de saber tradicional, na garantia dos direitos fundamentais do cidadão quanto à vida rural e urbana, no turismo ecológico e, na adaptação e apropriação de novas tecnologias aplicadas aos vários campos das ciências propulsoras do desenvolvimento sustentável.

Para cumprir seus objetivos o Instituto Amazônia está organizando em unidades prestadoras de serviços, que são os Departamentos. Nessa perspectiva tem celebrado Termos de Convênio e Parceria com o Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, INPA, Banco do Brasil, Ulbra, Prefeitura Municipal de Santa Isabel do Rio Negro, Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, Prefeitura Municipal de Maués, Prefeitura Municipal de Silves, SEBRAE-AM e SUFRAMA, bem como ampliado suas parcerias junto às Organizações Indígenas, comunidades tradicionais e aos Institutos de Nível Superior, no Estado do Amazonas, visando à pesquisa, o ensino e a extensão.

Facebook

Links