Cursos de capacitação profissional são realizados no Careiro Castanho

Produtores rurais do município de Careiro Castanho participaram, no mês de abril, da programação de capacitação profissional promovido pelo Instituto Amazonas e IDAM, que consistiu na palestra “Multiplicação rápida e propagação de manivas” e no curso “Melhoramento da qualidade e padronização da farinha de mandioca”.

O curso foi ministrado pelo técnico agropecuário Jeam Mello na comunidade do Ajará. “Para que pudéssemos iniciar o curso, começamos com aula teórica onde falei sobre a grande importância de se ter uma casa de farinha higienizada na comunidade e sobre os materiais necessários para o preparo da farinha” explicou Mello.

A aula prática baseou-se nos métodos de higiene, antes, durante e depois da fabricação, tendo cuidados na descasca da mandioca que estejam com coloração diferente, para não influenciar no gosto.

Para fazer a demonstração, a mandioca foi descascada e colocada na água corrente 48 horas antes do início do curso. A mandioca foi lavada, secada e colocada na prensa, depois passada na peneira para separar a massa fina, média e grossa e enfim torrada dando o padrão a farinha de mandioca.

“Lavamos todos os materiais, bancadas, forno, gareiras e espanamos a Casa de Farinha. O final do curso foi bastante gratificante, pois os participantes perceberam que a massa não teve contato com a madeira, pois sempre utilizamos a lona plástica e com isso acontecendo influencia no gosto e coloração da farinha”, finalizou.

Facebook

Links