Campus Party Brasil 2018 tem conexão monstra, drones, games, Woz e inclusão

 

A Campus Party Brasil 2018 está oficialmente de portas abertas. Imprensa, convidados e quem vai acampar no local já podem aproveitar a estrutura do evento, que tem a cerimônia de abertura realizada ainda nesta terça-feira (30) e vai até domingo (4).

Diretor-geral da edição, Tonico Novaes contou em uma coletiva de abertura para a imprensa todas as novidades que esperam a edição 2018 – e não são poucas. O TecMundo está com a redação no evento (apareça para dar um oi para a gente!) e vai trazer os principais assuntos para você nos próximos dias.

 

Uma vastidão de possibilidades

Assim como nos outros anos, a Campus Party mantém um grande espaço dedicado ao evento. Todos os galpões do Anhembi, em São Paulo, foram ocupados com estruturas sustentáveis de metal, que podem ser reaproveitadas em edições futuras.

Além da área de acampamento, onde ficam os mais de 8 mil campuseiros que passarão os dias convivendo no espaço, há a Arena em que ficam os palcos, estandes e mesas cheias de cabos Ethernet e tomadas para que visitantes sentem e aproveitem a internet liberada. Quem não comprou ingresso tem acesso a um setor menor chamado de Open Campus, também com várias iniciativas. Fãs de drones e simuladores de realidade virtual podem experimentar equipamentos de alta tecnologia e acompanhar corridas e batalhas envolvendo esses veículos não tripulados. Hackatons, espaço de fintechs e startups e uma arena de games (que retorna depois de uma pequena ausência) também estão presentes.

 

A internet dos sonhos

Uma coisa não poderia faltar para os milhares de participantes da Campus Party: uma internet de primeira, que já é uma tradição no evento. A conexão a cabo por aqui é de 40 Gbps, fornecida pela operadora baiana Use Telecom em parceria com a Telebras.

Para este ano, a ideia é também começar experimentos com conexão sem fio para os campuseiros

Isso faz bastante sentido, já que a smartphones, tablets e até notebooks mais modernos não trazem um conector Ethernet para aproveitar a velocidade. A Use Telecom avisa que o experimento pode apresentar instabilidades, mas é o começo de uma ótima notícia.

 

Grandes convidados
Além de todos os paineis, expositores e patrocinadores, a Campus Party Brasil 2018 traz uma escalação de peso de palestrantes para o palco principal do evento, chamado de “Feel the Future”. O grande destaque é sem dúvidas Steve Wozniak, ninguém menos que o cofundador da Apple.

 

 

Estão também confirmados Greg Gage, que fará experimentos com robótica e até workshops para você criar os próprios ciborgues; Don Tapscott, um dos maiores especialistas programado mundo em blockchain; o famoso hacker Mitch Altman; a empreendedora Sharron McPhearson e muito mais.

 

Preocupação Social

 

A Campus Party é muito mais do que somente um espaço de conhecimento e convivência: ela também traz uma preocupação social. O Instituto Campus Party tem um braço da organização dedicado a programas de inclusão e educação, levando temas como tecnologia e robótica a regiões do país que não teriam essa oportunidade.

Já são laboratórios espalhados por várias cidades do Brasil com cursos e espaços de desenvolvimento de habilidades de jovens de todas as idades. O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, diz que várias crianças e adolescentes se interessam por tecnologia e temas geek, mas dizem para ele que sabem que  temática não está ao alcance delas. Mudar esse quadro é uma das missões da organização.

 

Fonte: Assessoria Comunicação Campus Party 2018 / Portal Tecmundo

Facebook

Links