Workshop municipal de turismo aborda projeto executado pelo Instituto Amazônia

Com o objetivo de trocar informações, experiências e contribuir com a qualificação dos profissionais que atuam na área de turismo na capital amazonense, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realiza periodicamente um Workshop de Turismo .

O evento, que conta com uma programação de conteúdo na área abordando temas relevantes em formato de palestra, mesa-redonda e oficinas, acontece no Café Teatro ‘Les Artistes’, localizado na Avenida Sete de Setembro, 377, no Centro, próximo ao Paço da Liberdade.

Nesta 4ª edição, o Workshop abordou o trabalho de requalificação do Centro Antigo de Manaus, mais precisamente no entorno da Praça Dom Pedro II, proposto e executado pelo Instituto Amazônia, que tem sua sede dentro da comunidade São Vicente, localizada na Rua Bernardo Ramos, 145.

Para falar sobre o projeto a Manauscult convidou o diretor-presidente Paulo Henrique de Castro que explicou os estudos em andamento para o projeto de requalificação urbana da antiga Ilha de São Vicente, as ações que estão sendo realizadas junto à comunidade, principalmente nas áreas de abrangência social, educativa, cultural, formativa e de resgate da auto-estima dos moradores do local, que por anos estiveram esquecidos.

Paulo Henrique destacou ainda a abertura de dois espaços na Rua Frei José dos Inocentes que serve a comunidade e potencializa o trabalho sócio-educativo em andamento pelo Instituto Amazônia. Um é a Casa do Frei, sede do braço social Caminhos do Frei, coordenado pela arte-educadora do instituto, Mônica Bologna, e a casa Caminhos da Arte, que oferece aulas de dança de salão, ballet, teatro, entre outras modalidades artísticas, com um percentual de vagas gratuitas disponibilizadas para a comunidade.

Além da melhoria na qualidade de vida para os moradores da área e da reocupação do Centro Antigo, com atividades em andamento nas ruas Bernardo Ramos, Frei José dos Inocentes, Paço da Liberdade, Praça Dom Pedro II e entorno, o Instituto Amazônia propõe o resgate desse fragmento histórico da cidade, valorizando o patrimônio e trazendo para o Marco Zero da cidade, os amazonenses, a fim de que conheçam o espaço e sua cultura, e também os turistas.

“A cidade sem turistas não vive. O turismo é uma indústria muito importante. A gente está percebendo que está na hora do turista chegar, mas ele tem que ser bem recebido. Ele tem que ter o que ver”, explica o diretor-presidente, Paulo Henrique.

Além da palestra, o público pôde participar de uma mesa redonda debatendo o tema “Jovens empreendedores do Turismo em Manaus” que contou com a participação da proprietária do Hotel Ecosuites, Georgia Daou, do Ceo de Startup “Pra que Rumo” e da sócio proprietária do Local Hostel Manaus, Camilla Gonçalves, tendo como mediador o sócio proprietário do FM Turismo e Hotel do Largo, Pedro Mendonça.

O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira, 26, das 13h às 17.

Confira o vídeo abaixo, produzido pela Manauscult, e saiba mais sobre o que foi debatido no 4º Workshop de Turismo em Manaus:

https://www.facebook.com/manauscult/videos

Facebook

Links