Urucurituba tem sua produção pecuária prejudicada pela enchente

Em visita realizada no município de Urucurituba, o Instituto Amazônia constatou o prejuízo que os produtores do município tiveram com a enchente ocorrida no primeiro semestre deste ano. A principal atividade prejudicada foi a pecuária, onde muitos criadores estão passando algumas dificuldades devido a falta de pastagem que foi prejudicada pela enchente. Por conta disso, o rebanho, em sua maioria, está abaixo do peso sem condições de vender.

Estão sendo elaborados alguns projetos de linhas de crédito emergencial para atender aos produtores que foram afetados pela enchente, para custeio agrícola e investimento pecuário. Os criadores de bovinos ainda foram orientados a fazer implantação de capineira para ajudar na suplementação alimentar de seus rebanhos, uma vez que as pastagens de várzea estão muito castigadas pela enchentes e as pastagens da terra firme estão muito pisoteadas, retardando a recuperação da pastagem e influenciando na produtividade do leite e da carne.

Ainda esse mês, a AFEAM contratou propostas de financiamento agrícola para custeio de mandioca, investimento pecuário, pesca artesanal e máquinas e foram beneficiados os produtores das comunidades de Bom Jesus, Monte Orebe, Santa Fatima, Urucurituba Velho, Vila Silva, São Jose, Itapeaçu, Santo Antonio e estrada do Agostinho.

Ainda na Unidade Local, os produtores rurais, mulheres rurais, pescadores artesanais, jovens rurais e criadores receberam orientações sobre: Emissão de DAP (Declaração de Aptidão), informação sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), distribuição de sementes de hortaliças, orientação sobre crédito agrícola – PRONAF E AFEAM – e preenchimento da carteira de produtor rural.

Também foram atendidas as comunidades São José, Santa Fátima e Vila Silva Paraná do Ramos, onde além das visitas de ATER.

Facebook

Links