Técnicos criam Associação de Piscicultores e orientam sobre práticas agropecuárias em Ipixuna

Técnicos do Instituto Amazônia e IDAM tiveram agenda cheia no mês de abril em Ipixuna. Em reunião com os representantes da pesca, criaram a Associação dos Piscicultores do Município de Ipixuna (ASPMI), tendo como principais objetivos a organização da classe bem como assegurar e garantir políticas públicas de investimento, que venham desenvolver a atividade de forma econômica e sustentável.

Outra reunião realizada foi com um grupo de pecuaristas de Ipixuna para tratar da abertura da I Etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa e  sobre a obrigatoriedade da Vacinação contra Brucelose prevista para o mês de maio. “Na oportunidade falei sobre a importância de todos os agricultores e produtores rurais aderirem ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) documento necessário para desenvolver qualquer atividade agropecuária”, comenta o técnico agropecuário James Mota.

Tanto nos atendimentos na UNLOC como durantes as visitas técnicas nas propriedades rurais, os produtores receberam orientação sobre: boas práticas de manejo de pastagem e de formação de capineiras; uso de suplementação mineral;  boas práticas de higiene no manejo da ordenha manual; a importância das construções e instalações zootécnicas; a importância de vacinar os animais contra doenças parasitárias e infecta contagiosa; melhoria das práticas de produção e fabricação de farinha de mandioca; melhoria no cultivo de hortaliça; boas praticas de cultivo de arroz e milho; aplicação correta do crédito rural; entre outras.

Segundo o técnico agropecuário Valdecio Gomes, o resultado alcançado pelas atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) junto aos produtores familiares, suas famílias e suas comunidades foi bastante satisfatório. “Com os resultados dos trabalhos de extensão que vêm sendo realizados junto ao setor agropecuário, de base familiar do município, já podemos observar melhorias na geração de trabalho e renda para todos os membros da família”, revela.

Facebook

Links