Série de atividades realizadas pelo Instituto Amazônia fortalecem o setor primário de Urucará

Atendimentos a produtores rurais, orientações sobre crédito rural do PRONAF e AFEAM, reuniões, cursos, demonstração de método e serviços de Ater, foram algumas das atividades realizadas pelo Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, visando fortalecer e desenvolver a produção rural no município de Urucará.

Nas Colônias Agrícolas do Marajazinho, zona rural de Urucará, houve uma demonstração de método sobre tratos culturais nos plantios de guaraná, devido a fase inicial da floração e a proximidade da próxima safra 2014/2015.

Também foram realizadas reuniões conduzidas por técnicos do Instituto Amazônia, em parceria com a cooperativa AGROFUT, onde agricultores e técnicos planejaram e traçaram metas de combate, visando controlar pragas e doenças nos cultivos de guaraná, com objetivo de proporcionar as plantas ramos novos e mais produtivos. “O Tripes (Liotrhips adisi) é uma praga que mais tem deixado técnicos e agricultores preocupados por ter causado baixa produção e produtividade nos últimos anos no município. E isso exige um monitoramento constante das plantações de guaraná”, revelou o técnico agropecuário Manoel Pedro Braga Paes, que ministrou ainda um curso para formação de conselheiros fiscais em cooperativas, com o objetivo de fortalecer a gestão da cooperativa, bem como capacitar os associados para melhor desempenho das atividades associativas.

Programa de Rádio Informativo Rural leva orientações aos produtores

O programa Informativo Rural é produzido e apresentado pelo Engenheiro Agrônomo do Instituto Amazônia/IDAM, Pedro Chaves da Silva, e vai ao ar toda quarta-feira, de 17:30 às 19:00, com apresentações extras aos domingos, de 10:00 às 11:30 h, cujo público-alvo são os produtores, pecuaristas, pescadores, jovens e mulheres do campo das comunidades rurais.

O objetivo do programa é levar ao público informações sobre agricultura familiar, produção, qualidade e importância dos alimentos, informações técnicas sobre culturas agrícolas e pecuária, pesca e extrativismo sustentável e benefícios para o homem do campo.

Facebook

Links