Seminário de Arquitetura e Urbanismo aborda projeto de autoria do Instituto Amazônia

whatsapp-image-2016-12-19-at-16-39-21

O Projeto de Requalificação do Espaço São Vicente, proposto pelo Instituto Amazônia junto aos moradores do Centro Antigo de Manaus, foi abordado durante o V Seminário de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas, que aconteceu no último dia 15, no anfiteatro do Parque do Mindu. O tema central do evento, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), foi a ‘Multiplicidade de Manaus’.

Dentro desse tema, foram debatidos assuntos referentes à mobilidade, evolução urbana, meio-ambiente, intervenções artísticas, entre outros. Para falar sobre ocupação, o CAU convidou o diretor-presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro, que apresentou aos ouvintes as ações desenvolvidas pelo instituto dentro da Comunidade São Vicente, por meio dos espaços, antes abandonados e hoje revitalizados, onde funcionam aulas de dança, teatro, música, idiomas, artesanato, culinária, entre outras modalidades oferecidas pelo instituto. Parte das vagas é destinada de forma gratuita aos moradores da área.

whatsapp-image-2016-12-19-at-16-44-18

A abertura desses espaços é fruto do trabalho social e urbanístico que está sendo realizado pelos setores de assistência social e de arquitetura e urbanismo do Instituto Amazônia para a completa requalificação do Espaço São Vicente, onde está situado o Marco Zero da cidade. Para a execução do projeto foi criada a ação ‘Caminhos do Frei’ que tem como sede a ‘Casa do Frei’, localizada em um dos casarões antigos na Rua Frei José dos Inocentes.

Em frente à ‘Casa do Frei’ foi aberto o espaço cultural ‘Caminhos da Arte’, onde acontecem aulas de teatro e dança, além de oficinas de circo e apresentações de espetáculo. É possível perceber a participação dos moradores e a integração das famílias ao prestigiarem os shows protagonizados por crianças e adolescentes da comunidade, como aconteceu durante a 1ª Mostra de Arte realizada no último dia 17.

Ao lado do espaço cultural está a ‘Casa da Música’, onde são oferecidas aulas de teclado, violão, canto, saxofone, entre outros instrumentos, totalizando mais de dez cursos oferecidos. Todos esses espaços abertos e mantidos pelo Instituto Amazônia são o exemplo de ocupação urbana que tem transformado a realidade da comunidade local e impactado a cidade inteira, a partir do Centro Antigo de Manaus.

Como ocupação de rua, o Instituto Amazônia realiza mensalmente a Feira do Paço. Um evento que reúne todas as ações desses três espaços culturais, apresentando números artísticos e expondo produtos artesanais e criativos nos mais de trinta stands espalhados pela Rua Bernardo Ramos. A feira é um convite feito pelo Instituto Amazônia à população manauara para revisitarem o centro de Manaus, que nos dias de feira se colore de arte, música, teatro, dança e economia criativa.

 

 

 

 

Facebook

Links