Público comparece e aprova a 1ª edição da Feira do Paço

Realizada no último domingo, dia 14, a 1ª edição da Feira do Paço foi um sucesso entre os visitantes, expositores, artistas e os moradores da Comunidade São Vicente que estiveram diretamente envolvidos na organização e na execução do projeto. Com programação para todas as idades, a Feira do Paço, idealizada e promovida pelo Instituto Amazônia, foi realizada no entorno da Praça Dom Pedro II, em frente ao Paço Municipal, no Centro Antigo.

A proposta da feira, segundo Mônica Bologna, arte-educadora do Instituto Amazônia e responsável pela curadoria dos produtos expostos, é reocupar esse espaço público que estava esquecido, e simboliza o marco zero da cidade, além de promover mais que um evento, mas uma atividade onde os próprios moradores que ali vivem possam ser participantes e atores principais, comercializando suas produções locais e se preparando para receber toda Manaus.

O foco do evento foi a exposição e a comercialização de produtos exclusivos dos mais diversos segmentos da Economia Criativa, criados por artesãos e empreendedores locais. Os produtos criativos passavam por temáticas de decoração, higiene e limpeza, vestuário, acessórios, e muitos outros pertences provenientes da propriedade intelectual e do talento de cada profissional.

13962966_891962750907665_1901193588363153159_o

A feira conseguiu reunir o que de melhor em produção local a cidade pode oferecer e valorizar esse segmento da economia tão discutido em todo o mundo. Em muitos stands, os produtos eram originados de matéria prima reaproveitada como garrafas de vidro, latas, plásticos, dentre outros, evidenciando a criatividade dos expositores e fazendo um apelo à sustentabilidade ambiental e econômica.

A produção do evento, coordenada por Beto Contartesi, preparou para o lançamento da Feira do Paço uma dinâmica multicultural, onde o público pôde vivenciar experiências artísticas e musicais, de estilo e épocas diferentes. Nas atrações musicais estiveram se apresentando no palco, instalado em frente o Paço Municipal, o músico Adriano Arcanjo e banda, o maestro Claudio Abrantes e, fechando o evento com chave de ouro, a banda The Stone Ramos.

 

O ponto alto do evento foi a entrada dos figurantes, ao som do maestro, representados pelos acadêmicos da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), com vestimentas de época, representando a Manaus da Belle Époque. Mais de cem acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Fametro estiveram envolvidos entre apoio, figuração e monitoramento do patrimônio histórico, sob a coordenação da arquiteta Melissa Toledo.

A ambientação e os personagens de época foram atrações de destaque para o público, afinal a praça foi invadida de história, arte e cultura ambulantes. As profissões do século XIX também foram retratadas. Toda a vestimenta e acessórios foram cuidadosamente selecionados e dirigidos pela artista Fátima Hortêncio.

13996049_891965087574098_1549869158706184422_o

Um estúdio fotográfico também foi montado na feira para que o público pudesse ter essa oportunidade de voltar ao século passado e sentir como eram as roupas, os acessórios e o estilo dessa época. As fotos eram reveladas e entregues na hora, como uma lembrança dessa experiência ímpar.

13920229_891977690906171_7630917441572177433_o

Ao longo do evento, eram perceptíveis as reações de satisfação do público. Vislumbrados com o que podiam contemplar em um espaço histórico tão rico, porém esquecido, a população marcou presença e aprovou a iniciativa. “Esse negócio só tem a crescer. Está muito bem organizado e atrativo. Está resgatando um pouco de tudo. E o mais importante, conseguiu envolver quem esteve presente, e gerar um desejo enorme em quem esteve de fora, participar dos próximos eventos”, comenta Alcilene Sobrinho.

O jornalista Paulo André, que também esteve presente na feira, aproveitou para parabenizar o Instituto Amazônia pela realização do evento.  “Parabéns Instituto Amazônia por essa importante iniciativa de valorizar um dos espaços mais importantes da história da cidade! É de ações como essa que o nosso Centro esquecido tanto precisa!”, comenta.

As fotos do evento estão disponíveis no site: www.feiradopaco.com

Confira o link abaixo e saiba um pouco mais sobre a 1ª edição da Feira do Paço:

http://g1.globo.com/am/amazonas/bom-dia-amazonia/videos/t/edicoes/v/1-feira-do-paco-reune-gastronomia-arte-e-caca-a-pokemons-em-manaus/5236011/

A próxima edição será no dia 11 de setembro. Não perca!

 

Facebook

Links