Programa de Formação capacita gestores para atuarem no Terceiro Setor

A base do Terceiro Setor é formada por iniciativas privadas, de utilidade pública, com origem na sociedade civil e sem fins lucrativos. Dessa forma não possui vínculos nem com o primeiro setor (público) e nem com o segundo setor (privado). Porém dialoga, de forma produtiva e construtiva, com ambos.

Alguns atributos estruturais e operacionais classificam as instituições do Terceiro Setor. Porém, como o tema é relativamente novo, os estudos seguem em progressivo estudo, exigindo dos envolvidos constante atualização para se informar e gerir, dentro da legalidade, suas respectivas organizações.

Temas como estrutura administrativa, financeira, organizacional, prestação de contas, entre outros, necessitam de uma atenção maior dos gestores para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos e a garantia da credibilidade da instituição perante a população.

Para trazer luz ao tema, o Instituto Amazônia, que também se configura como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), promove o Programa de Formação do 3° Setor. Dividido em módulos, o programa oferece consultorias mensais para capacitar gestores e profissionais que atuam no ramo.

Em cada evento é possível perceber o envolvimento e o amplo conhecimento de causa que o arquiteto Takashi Yamauchi, especialista no assunto e membro do comitê da ISO (Organização Internacional de Normalização) sobre responsabilidade social e ambiental, possui com os temas ligados ao Terceiro Setor.

13528070_864459236991350_745754936423296028_o

Segundo Max Pouchain, que participou de pelo menos três módulos do Programa de Formação, as organizações sem fins lucrativos ainda são carentes desse tipo de formação e conteúdo de qualidade que possam auxiliar na gestão de associações, fundações e entidades de classes e organizações da sociedade civil.

“Geralmente as questões administrativas e econômicas são os grandes vilões dessas instituições e, assim, tendem a encerrar suas atividades de maneira precoce”, explica.

Por esse motivo o Instituto Amazônia segmenta os módulos de tal maneira que o repasse de conteúdo para cada tema seja da forma mais produtiva possível, com o engajamento e a participação dos participantes.

Essa troca de conhecimento é enriquecedora tanto para os interessados que se inscreveram e podem livremente abordar assuntos relacionados ao tema exposto, e elucidar suas dúvidas, quanto para o próprio profissional que leva um retrato da realidade do funcionamento das organizações do Terceiro Setor em Manaus.

O programa, realizado aos sábados, tem se revelado rico em conteúdo e leve na arte de lecionar. “Ele é uma pessoa sensacional que tem muito conhecimento e, dessa forma, faz com que esses encontros sejam bem divertidos. Ele possui uma didática muito boa, fácil e prática para assimilação”, comenta Max Pouchain.

Para saber mais, assista o vídeo abaixo e confira um pouco do funcionamento do Programa de Formação do 3° Setor oferecido pelo Instituto Amazônia:

 

 

Facebook

Links