Oficina de culinária qualifica empreendedoras na Casa do Frei

As mulheres que participaram da oficina gastronômica com temática junina, realizada no mês de julho, onde foram lecionadas aulas práticas para técnicas culinárias, receberam nesta semana o certificado de participação e qualificação das mãos da profissional Cléo Vilapouca.

À frente do empreendimento especializado em doces, com o nome “Lá de Casa”, Cléo repassou a essas mulheres, grande parte moradora da Comunidade São Vicente, ensinamentos quanto a higiene, manipulação, conservação, segurança na produção dos alimentos e apresentação final do produto.

Com o suporte técnico, as participantes puderam elaborar novas receitas e, principalmente, oferecer novas apresentações dos produtos, visando a comercialização dos mesmos. Afinal, estiveram participando do curso mulheres empreendedoras, com o intuito de aperfeiçoar o trabalho que já realizam diariamente.

Receitas típicas como Bolo de milho, bolo de churros, mungunzá, maça do amor, entre outras delícias, foram ensinadas, mesclando novos ingredientes. Aprender a fazer essas receitas, com técnicas profissionalizantes de preparo, proporciona a possibilidade de uma renda extra para esse período do ano.

A atividade foi realizada durante uma semana, das 18h às 21h, na Casa do Frei, sede social do Caminhos do Frei, na Rua Frei José dos Inocentes, integrado ao projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente, proposto e executado pelo Instituto Amazônia.

O projeto contempla, entre seus objetivos, levar melhor qualidade de vida e oportunidade às pessoas que vivem em risco social na comunidade São Vicente, levando por meio dessas ações conhecimento e capacitação para a independência financeira, executando e  vendendo produtos com qualidade.

Para a profissional que dedicou todas as noite de uma semana inteira para ensinar essas mulheres, ávidas por aprender, não há prazer maior que passar adiante o conhecimento. “De nada adianta tanto conhecimento, tanta experiência que você vai adquirindo, se não puder passar adiante. Chega um período que você quer fazer coisas que te desafiam”, explica Cléo.

As empreendedoras que participaram do curso tiveram a oportunidade de expor e comercializar seus produtos, aplicando técnicas e o conhecimento adquirido durante a oficina, na inauguração da casa Caminhos da Arte, localizada na Rua Frei José dos Inocentes, que foi realizada no dia 30 de julho.

Do evento, está em processo de avaliação as duas melhores empreendedoras nos quesitos: pontualidade, qualidade, apresentação do produto, inovação e atendimento, para participarem da Feira do Paço, que será realizada no próximo dia 14, no entorno da praça Dom Pedro II.

 

Facebook

Links