O bom filho à casa torna

 

Na manhã desta quarta-feira, 13, os estudantes da Escola Estadual Ribeiro da Cunha, situada na Rua Silva Ramos, Centro Antigo, tiveram o privilégio de conhecer o conceituado artista plástico, Moacir Andrade, que foi aluno da casa durante todo o curso primário. Aos 89 anos de idade, Moacir é reconhecido por ter construído uma sólida e linda carreira levando o Amazonas em forma de pintura mundo afora. Através de suas telas (mais de 10 mil) os cenários típicos amazônicos, retratando sua infância passada no beiradão do rio Solimões, em Manacapuru, no interior do Amazonas, foram perpetuados.

Além de pinturas, livros e esculturas também fazem parte do acervo criativo de Moacir. Suas telas de grandes dimensões, de uma coleção de motivos amazônicos, estão espalhadas por mais de 70 países, onde já visitou, e podem ser encontradas em repartições públicas, museus, pinacotecas e em casa de amigos e admiradores de suas obras.

Para reunir algumas dessas obras e tornar o conteúdo acessível para crianças, contando de forma lúdica a história do Amazonas, o Instituto Amazônia catalogou importantes telas, com uma breve descrição sobre a paisagem retratada, e lançou, em parceria com o autor, o livro “Desenhos da Amazônia”. O produto impresso é uma forma de homenagear o artista por sua importante atuação na preservação da história e da cultura do amazônida.

O diferencial do livro está na cor das telas. Os desenhos são em preto e branco, abrindo a mente para a livre criatividade das crianças. Elas são as responsáveis por pintar Manaus, sob a ótica delas. São livros para colorir contemplando a história da região. Em uma noite de autógrafos, o autor lançou o livro durante o evento “Portas do Passado Abrindo as Janelas Para o Futuro”, promovido pelo Instituto Amazônia entre outubro e dezembro de 2015.

moacir

 

De acordo com o diretor-presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro, a produção do livro não tem o intuito de venda, de comercialização, mas sim de distribuição da obra em escolas por meio de um programa de educação para jovens, afim de que outras e novas pessoas tenham conhecimento e possam difundir esse trabalho tão significativo.

O colégio escolhido para essa distribuição dos livros não poderia ser outro. Foi a Escola Estadual Ribeiro da Cunha, onde o artista estudou e pôde entregar pessoalmente suas obras a esses novos leitores. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 13. Em um espaço ao ar livre, as crianças se acomodaram no chão para ouvir, atentas, as ricas experiências de Moacir Andrade.

Facebook

Links