Noruega anuncia corte de 50% no fundo de conservação da Amazônia

 

Foto: Reprodução/ Internet

Foto: Reprodução/ Internet

Os recursos destinados para proteção da floresta, foram cortados em 2017 em aproximadamente 50 milhões de dólares, devido ao aumento na taxa de desmatamento no Brasil.

O governo da Noruega informou na última sexta-feira (23), em visita do presidente Michel Temer ao país, que vai reduzir pela metade os recursos destinados a proteger a floresta amazônica.

A Noruega já investiu mais de 1,1 bilhão de dólares no Fundo Amazônia, para aujdar o Brasil a proteger a floresta, que é ameaçada pelo desmatamento. O Ministro de Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgessen, disse: “Os pagamentos serão reduzidos à metade, talvez até mais”. Ele acrescentou que a Noruega pagou 100milhoes de dólares no fundo em 2016.

A Noruega é a maior doadora estrangeira para a proteção de florestas tropicais do Brasil à Indonésia, em parte porque elas são grandes reservas naturais de gases do efeito estufa e ajudam a diminuir as mudanças climáticas. Os pagamentos dependem da performance.

O desmatamento no Brasil saltou para 8 mil quilômetros quadrados em 2016 ante 6.200 em 2015. As perdas são significativamente menores do que os 19 mil quilômetros quadrados registrados em 2005, segundo dados de satélites brasileiros, mas representam um aumento em relação aos número de 2011 a 2015, quando houve uma bem-sucedida redução nas perdas florestais na Amazônia.

Fonte: Exame.com

Facebook

Links