‘Limpando os Caminhos do Frei’: uma ação de cidadania

12523974_810258605744747_1717158926427657212_n

Quando a sociedade se une, grandes feitos podem acontecer. No começo deste ano, uma ação relativamente pequena trouxe benefícios e impactos ambientais consideráveis para a natureza e, principalmente, para os moradores da Comunidade São Vicente, no Centro Antigo. Por iniciativa e realização do Instituto Amazônia, acadêmicos, servidores públicos, marinheiros, artistas, entre outros colaboradores, se juntaram para retirar o lixo das ruas, dos quintais e do igarapé de São Vicente.

A ação teve como intuito colaborar com o controle sanitário das doenças endêmicas, como a dengue, chikungunya e zikavírus na região. Assim como contribuir com a informação para conscientizar os moradores da área sobre a importância contínua da limpeza e a manutenção do espaço urbano, público e privado, em prol da saúde da comunidade.

Em sua terceira edição, a ação intitulada ‘Limpando os Caminhos do Frei’, conseguiu recolher cerca de meia tonelada de lixo, segundo a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) que também esteve presente com 20 garis e uma caçamba. Entre os resíduos havia plásticos, como garrafas PET, sacolas e embalagens, que demoram anos para se decompor.

A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Social do Instituto Amazônia, Mônica Bologna, é uma das fundadoras do Instituto que promove ações de conscientização tanto na capital quanto no interior do Amazonas. “Nossa sede é aqui próximo e fazemos esse trabalho em várias áreas. Então, por que não começar a arrumar a casa?”, questiona Mônica ao falar da escolha do igarapé.

A ação de cidadania e meio-ambiente contou com a participação de 40 alunos de arquitetura e urbanismo e de design gráfico da Fametro, atores da Companhia de Arte Cristã e parceiros do Instituto Amazônia. A atividade teve o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, e do 9° Distrito Naval.

Na reportagem de José Paulo Santos e Janderson Guedes, veiculada pelo Amazon Sat, é possível conferir como foi a terceira edição do ‘Limpando os Caminhos do Frei’ realizada no dia 26 de março de 2016:

 

 

 

 

Facebook

Links