Lançada Plataforma de Financiamento que reunirá soluções para o Desenvolvimento Sustentável

Uma nova plataforma acompanhará as inovadoras soluções financeiras para apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11) pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, durante encontro de ministros de finanças e relações exteriores e líderes das maiores instituições financeiras globais.

“Esta iniciativa global pode ajudar a identificar e guiar instrumentos financeiros inovadores que podem trazer investimentos e apoio para intervenções em prol dos ODS. Além de promover soluções financeiras inovadoras, a Plataforma ajudará a engajar desenvolvedores, incluindo governos, sociedade civil, organizações filantrópicas, empreendedores, investidores, bancos, desenvolvedores de projetos e instituições de desenvolvimento financeiro”, afirmou o secretário.

Ban Ki-moon disse que a Plataforma de Financiamento Inovador proporcionará mais conhecimento para ajudar o próximo secretário-geral nos esforços de alcançar as metas da Agenda 2030. Há uma grande variedade de parceiros envolvidos na plataforma que já apresentaram novas soluções. O foco das ações está em intervenções ligadas aos ODS, assegurando que haverá financiamento onde há mais necessidade.

Muitas soluções já estão em prática. A empresa International Housing Solutions, está buscando investidores para construir casas ecológicas e acessíveis para a população da África Subsaariana. O diretor executivo da empresa, Michael Falcone, afirmou que a criação da Plataforma da ONU ajudará a expandir o projeto na região.

“Nós estamos empenhados em transformar os mercados globais”, afirmou Mark Wilson, diretor executivo da Aviva, empresa de investimento e seguro internacional. “Há uma necessidade de mudanças maiores. Se um negócio não for sustentável, a sociedade estará correndo risco e se a sociedade não for sustentável, então o negócio correrá risco. Há uma compreensão das empresas para que apoiem os ODS”, afirmou o executivo.

“Há muitos caminhos para se alcançar os ODS, mas uma coisa é clara: negócios tradicionais não reduzirão o déficit anual de financiamento de 2,5 trilhões de dólares para os países em desenvolvimento”, lembrou Judith Rodin, presidente da Fundação Rockefeller. “Para alcançar os ODS precisamos promover uma nova era de colaboração e coordenação”, disse.

O conceito de um novo fórum com múltiplos apoiadores que ajudem a financiar o progresso dos Objetivos surgiu durante a Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, realizada em Addis Ababa, Etiópia, em 2015. No evento, líderes mundiais pediram para que o setor privado apresentasse soluções inovadoras e criativas para incrementar os investimentos em atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Está claro para boa parte do setor financeiro que há novas demandas de mercado, assim como há maior interesse por investimentos sustentáveis. Por isto a necessidade de um novo modelo de investimento sustentável. O conhecimento que está sendo disponibilizado junto ao setor financeiro será compartilhado e ficará acessível: a Plataforma dará mais agilidade às novas soluções.

Para mais informações, visite o site www.un.org/sustainabledevelopment ou siga as Nações Unidas no Twitter em @GlobalGoalsUN e no Facebook www.facebook.com/globalgoalsUN.

 

Fonte: Nações Unidas no Brasil

Facebook

Links