Instituto realiza atividades voltadas para o extrativismo em Apuí

Para aperfeiçoar ainda mais o extrativismo do município de Apuí, o Instituto Amazônia e IDAM realizaram, na última semana, uma  oficina de Mapeamento dos Atores e da Cadeia Florestal, incluindo demonstração de métodos sobre seleção e mensuração de copaibeiras.

Estas ações são dedicadas ao desenvolvimento e fortalecimento de cooperativas e associações extrativistas do município, por meio de capacitações sobre boas práticas de manejo, com o intuito de garantir que produtos, como a copaíba, sejam extraídos e manejados de forma adequada, viabilizando a venda com valor agregado.

A oficina teve como objetivo também mapear os atores e a cadeia florestal, a fim de avaliar os principais desafios, identificar gargalos e criar propostas de melhoria. A atividade serviu como espaço inicial de discussão, que visou refletir o momento do setor florestal.

Foram apresentadas as possibilidades de construir uma visão de futuro convergente com a busca da legalidade e uma tentativa de buscar ações necessárias e responsabilidade para as partes (empreendedores, profissionais, indústria, comércio e governo) para alavancar o setor e torná-lo exemplo de atuação para os demais municípios.

Focando neste resultado, ainda realizaram, na Comunidade Salva Terra, demonstração de métodos sobre seleção e mensuração de copaibeiras.

Facebook

Links