Instituto Amazônia realiza ‘sábado cultural’ com acadêmicos da Fametro

Arquitetura e Urbanismo (FAMETRO) visitam Casa do Frei e o Instituo Amazônia

 

Os prédios e os espaços históricos situados no entorno do Paço da Liberdade, como a praça Dom Pedro II e o Palácio Rio Branco, localizados no Centro Antigo de Manaus, foram a pauta do ‘sábado cultural’ realizado pelo Instituto Amazônia, no último dia 7 de maio, com os acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro).

Mais de 15 alunos participaram da visita guiada e coordenada pela professora acadêmica e integrante do Instituto Amazônia, Melissa Toledo. Na ação os estudantes puderam conhecer presencialmente as estruturas que compunham os prédios administrativos no período provincial.

O conjunto arquitetônico da área, além de beleza, apresenta a história e a cultura da cidade em cada detalhe das edificações. Além dos prédios, a Rua Bernardo Ramos, primeira rua urbanizada da cidade e que ainda se mantem preservada nos traços coloniais, também foi apresentada aos estudantes como formar de redescobrir a cidade onde vivem e seus atrativos.

Em paralelo à Rua Bernardo Ramos, encontra-se a Rua Frei José dos Inocentes que hoje abriga a recém-inaugurada Casa do Frei. O espaço é a sede social do projeto Caminhos do Frei, de autoria do Instituto Amazônia, que promete levar arte, cultura, formação, entre outras benéfices à Comunidade São Vicente.

Durante a visitação do espaço, a arte-educadora e coordenadora das atividades do Caminhos do Frei, Mônica Bologna, pôde apresentar o trabalho desenvolvido e a programação oferecida de forma gratuita para atender parte das demandas da comunidade, como cursos e oficinas que ofereçam capacitação aos participantes.

E, por fim, os acadêmicos puderam conhecer também a sede administrativa do Instituto Amazônia, com direito a coffee-break nos altos do prédio, permitindo vista exclusiva do ponto onde começa Manaus. Outros encontros como esse já estão sendo agendados. O Instituto Amazônia está sempre de braços abertos à comunidade.

 

Facebook

Links