Instituto Amazônia realiza Demonstrações de Método em Santo Antônio do Içá

Em visita à comunidade indígena de Novo Dia – Matintim, localizada na Margem Esquerda do Rio Içá, o Instituto Amazônia contribuiu para a implantação da Unidade Demonstrativa de Maracujá, que foi iniciada em outubro de 2014. Na ocasião foram realizadas quatro Demonstrações de Métodos, sendo elas construção de latada, abertura e adubação de covas, plantio e condução do maracujazeiro, onde participaram cerca de 15 agricultores familiares indígenas.

Também foram realizadas visitas de ATER e atualização do diagnóstico aos agricultores familiares contemplados no Programa Plano Brasil sem Miséria-PBSM, atividade que tem um dos grandes entraves nas atividades: as chuvas torrenciais que atrasam os serviços neste período. Também foram realizados 13 contatos entre agricultores familiares do PBSM e detentores de planos de manejo.

Já nas comunidades indígenas de Betânia e São Gabriel foi realizado o acompanhamento de agricultores onde já tem se observado resultados no aumento da produção e na qualidade dos produtos, graças a maior atenção para limpeza e higienização dos materiais e equipamentos utilizados no beneficiamento da farinha e ao combate das ervas daninhas. Ainda na comunidade São Gabriel foi feita duas demonstrações de método, sendo uma de fabricação de defensivo agrícola alternativo a base de sabão e querosene para controle de lagartas. A outra Demonstração de Método foi sobre adubação de cobertura em plantio de maracujá, onde foi usado nitrogênio, fósforo e potássio (NPK.

Na Unidade Local, foram realizados os atestes de atualização do diagnóstico da UPF dos beneficiários do Plano Brasil sem Miséria – PBSM. Também foram emitidas cerca de cinco Carteiras de Produtor Rural a agricultores que exercem suas atividades agrícolas nas margens do Rio Içá e nas margens do Rio Solimões, que cultivam mandioca. Foram atendidos agricultores familiares, indígenas, mulheres rurais e pescadores artesanais interessados no crédito rural da AFEAM, que terá início no próximo mês.

Facebook

Links