Instituto Amazônia realiza curso de Planejamento de Colheita e Técnicas de Corte em Tonantins

Foi realizado pelo Instituto Amazônia, no último mês de janeiro, o Curso de Planejamento da Exploração e Técnicas de Corte, no município de Tonantins. O curso contou com 21 participantes e teve como instrutor o engenheiro florestal Carlos Augusto Rocha Araújo Filho, onde foram abordados temas como: histórico do manejo florestal – PMFSPE, marco legal, LO, CTF, DOF, operações de colheita, regras de segurança para uso do motosserra, planejamento da operação e colheita, desdobro no campo, romaneio e equipamentos de segurança, processamento de dados do romaneio, deslocamento ao PMFSPE, bem como aplicação das técnicas de corte, teste de oco, preparação dos caminhos de fuga e beneficiamento da madeira.

Também foram realizadas visitas de ATER a pequenos agricultores ao longo do Rio Solimões nas comunidades do Muria, Santa Terezinha, Divino Espirito Santo, Paraná das Panelas e São Francisco no Rio Tonantins, onde os agricultores foram orientados quanto aos procedimentos de como realizar pagamento de parcela de financiamento do PRONAF e AFEAM, bem como renegociar parcelas atrasadas de financiamento. Nessas comunidades também foram realizadas orientações do PBSM para agricultores familiares.

Ainda no município está sendo feito o acompanhamento da Associação dos Produtores Madeireiros, Moveleiros e Artesãos de Tonantins (APROMARTON), tendo em vista que esta foi credenciada a fabricar mobiliários escolares para SEDUC através da ADS.

“Estamos acompanhando os processos de licenciamento, onde dois já foram liberados e um já esta em andamento para ser licenciado, e também já estamos nos programando junto com a Associação dos Madeireiros para realizar novos planos de manejo no mês de abril”, revelou Erison Alves Barbosa, Técnico Florestal.

 

Facebook

Links