Receita preparada na Casa do Frei é destaque no programa Amazônia Rural

 

A profissional Cléo Vilapouca, uma das colaboradoras do projeto Caminhos do Frei de autoria do Instituto Amazônia, foi a chef convidada do quadro de culinária do Programa ‘Amazônia Rural’, produzido pelo Amazon Sat e exibido aos domingos na Tv Amazonas. Na edição que foi ao ar no último dia 21, Cléo ensinou a fazer a Torta do Frei.

Cléo está à frente das ações ligadas à gastronomia que acontecem na Casa do Frei, sede social do Projeto de Requalificação do Espaço São Vicente, proposto e executado pelo Instituto Amazônia. Além da revitalização urbana do local, o projeto em andamento busca um diálogo permanente com a Comunidade São Vicente, procurando, dessa forma, causar impacto positivo numa das áreas de maior importância histórica de Manaus, disponibilizando oportunidades e levando assistência, lazer e cultura.

Dentro desse trabalho social está o de proporcionar meios de capacitação para as mulheres empreendedoras da comunidade, fomentando, assim, a economia criativa e proporcionando independência financeira a partir do preparo e da venda das receitas ensinadas durante as oficinas na Casa do Frei.

Recentemente foi concluída a semana dedicada às receitas de comidas típicas das festas juninas. Durante cinco dias as participantes puderam aprender técnicas culinárias, quanto a higiene, manipulação, conservação, segurança na produção dos alimentos e apresentação final do produto de algumas receitas mais consumidas nas Festividades Juninas.

A escolha dessa torta, segundo Cleo, se deu por, além de saborosa e essencialmente regional, ter sido a primeira receita ensinada para a comunidade durante uma das ações de culinária realizadas na sede social, situada na Rua Frei José dos Inocentes, Centro Antigo. O sabor da Torta do Frei é a combinação do cupuaçu com a castanha-do-pará.

Para aprender o passo a passo da receita, é só clicar no link abaixo e assistir na íntegra o bloco de culinária do Amazônia Rural:

http://goo.gl/Omk7Fc

Facebook

Links