Instituto Amazônia participa de Encontro Regional da SOAMAR

O Diretor-Presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro, esteve presente no Encontro Regional da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), realizado na última sexta-feira (20) no Comando do 9º Distrito Naval, situado na Rua Bernardo Ramos, s/n, Ilha de São Vicente, Centro Antigo.

Durante o evento, o Comando do 9º Distrito Naval apresentou os projetos em andamento para ampliar a fiscalização nos rios e no atendimento à população ribeirinha no Amazonas, levando em conta as particularidades regionais encontradas como os instáveis períodos de seca e cheia dos rios.

“Estamos avaliando a necessidade de, em algum momento, começarmos a pensar em ampliar os nossos meios e, até mesmo, substituir alguns meios de patrulha fluvial e de assistência hospitalar”, comenta o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht.

Ao todo, sete grandes projetos estratégicos da Marinha do Brasil foram apresentados aos militares e soamarinos presentes no evento. Entre eles estão a ampliação da rede de fiscalização do tráfego aquaviário; a implantação de novas delegacias  e agências das capitanias dos portos; e o recebimento de navios hidrográficos fluviais  direcionados a atender as necessidades da região Amazônia.

O Contra-Almirante Flávio Augusto Rocha, Diretor do Centro de Comunicação Social da Marinha explica o planejamento em andamento com a elaboração da Campanha Hidrográfica. “Mapear os rios da Amazônia, ou seja, elaborarmos cartas náuticas para os rios da Amazônia. O que vai tornar as águas mais seguras e os fretes mais baratos”, comenta.

O Comando do 9º Distrito Naval é o maior do país e abrange 26% do território brasileiro. São mais de 2 milhões de quilômetros quadrados de área, incluindo os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Sociedade dos Amigos da Marinha

A SOAMAR, como uma sociedade civil organizada, atua no desenvolvimento e integração da Marinha Brasileira, junto à sociedade, sem fins lucrativos. Com mais de 70.000 sócios convidados e participantes, a Soamar realiza suas atividades através de ações regionais e nacionais, promovendo a aproximação e a união entre as classes.

O Instituto Amazônia, na pessoa do Diretor-Presidente, Paulo Henrique de Castro, é membro atuante da SOAMAR/AM. Como sócio tem como função manter o espírito de cooperação com a Marinha do Brasil, por intermédio do 9º Distrito Naval, que está localizado na Ilha de São Vicente, no Centro Antigo, onde se encontra também a sede administrativa do Instituto Amazônia.

Primeira Feijoada Beneficente

Durante o evento, a Diretora das Voluntárias Cisne Branco Seccional Manaus, Vania Hecht, falou sobre a Primeira Feijoada Beneficente da organização que vai acontecer no próximo dia 05 de junho. O evento será realizado no Clube Ares Branco que fica localizado na Rua Itaquaí, s/n – Vila Buriti, no Distrito Industrial, a partir das 13h.

Voluntárias Cisne Branco

O Departamento Voluntárias Cisne Branco (VCB) é iniciativa das esposas de oficiais da Marinha conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários para promover projetos e ações sociais de apoio à Família Naval, com o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha do Brasil (MB), por meio de atividades sociais complementares àquelas já realizadas pela MB.

O Departamento foi dividido em Seccionais que atuam em todo o País, gerenciando a mão de obra voluntária e os recursos financeiros adquiridos através das doações. Hoje, são ao todo 10 Seccionais subordinadas à Diretoria Nacional.

*Com informações da Marinha do Brasil, da Sociedade dos Amigos da Marinha (SOAMAR), do Departamento das Voluntárias Cisne Branco e do Canal Amazon Sat.

Confira no link abaixo a reportagem sobre o Encontro Regional da SOAMAR, veiculada na manhã deste sábado (21/05/16), no Programa Amazônia News, do canal Amazon Sat:

http://goo.gl/6AtWlf

 

Facebook

Links