Instituto Amazônia orienta produtores de guaraná em Urucará

Com o objetivo de orientar produtores de guaraná sobre boas práticas de colheitas e pré-beneficiamento, o Instituto Amazônia esteve presente no município de Urucará, onde realizou visitas de ATER, nas Unidades Produtivas Familiares das colônias agrícolas Boa Vista e na comunidade Marajazinho, onde foram realizadas também vistorias nas Unidades de Pré-Beneficiamento, para ver se estavam em conformidade com as normas de certificação orgânica. Ainda na comunidade Marajazinho, os produtores foram orientados sobre o balizamento para implantação da cultura de guaraná e para implantação da cultura da mandioca.

Foram realizados serviços de ATER na UD – Unidade de Meliponicultura, onde foi feito coleta de mel de abelha, bem como na sede da Cooperativa AGROFRUT, para assessoria na elaboração de dossiê de Controle Interno para Certificação Orgânica, com objetivo de solicitação a renovação de certificação para a safra de guaraná 2014/15.

Também foi realizado o primeiro encontro com agricultores familiares sobre Boas Práticas Socioambientais e de Produção de Guaraná em Urucará, com objetivo de revitalizar os guaranazais, preservando o meio ambiente e a mão de obra familiar em sintonia com a lei trabalhista. O Encontro foi realizado na comunidade Marajazinho com a participação de 56 agricultores familiares, em parceria com a Cooperativa AGROFRUT.

Na Unidade Local foram realizados atendimentos aos agricultores familiares, pecuaristas, jovens, mulheres rurais e pescadores no escritório local, referente a orientações sobre crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, em especial o crédito emergencial tendo como beneficiários os atingidos pela enchente do rio.

Facebook

Links