Instituto Amazônia incentiva produção rural em Nhamundá

Graças ao trabalho de técnicos do Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM, as atividades agropecuárias de vários municípios do Amazonas têm sido melhor desenvolvidas, por meio de tecnologias informadas pelos profissionais da extensão rural, que tiveram seus êxitos comprovados através de experimentos e pesquisas.

Em Nhamundá foram executadas atividades como atendimento aos agricultores familiares nas atividades de criação de animais de grande, médio e pequeno porte (bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos em pequena escala), criação de abelhas sem ferrão e criação de galinha caipira para a subsistência das famílias. No município, a cultura da mandioca é a atividade mais desenvolvida, sendo auto-suficiente e o excedente é vendido para Manaus, assim como outras culturas como o abacaxi e banana.

De acordo com o técnico agropecuário Glauciney Menezes Soares, o trabalho realizado pelo Instituto Amazônia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida do homem e sua família no campo, dentro das atividades as quais mais se identificam através da produção e produtividade melhorada. “Tratamos do agricultor familiar com respeito e dignidade pois são eles os responsáveis da produção de alimentos como pesca, carne, frutas, verduras, extrativismo e etc., do qual nos alimentamos diariamente em nossas mesas”, disse ele.

Foram promovidas ainda reuniões, cursos, palestras, demonstração de métodos, unidade demonstrativa e acompanhamento de projetos que foram elaborados pela unidade local. Além disso, novos projetos foram elaborados para auxiliar o produtor no desenvolvimento de suas atividades e assim dar melhores condições na aquisição de equipamentos e insumos agrícola.

Facebook

Links