Instituto Amazônia incentiva produção rural de Ipixuna

Poeira, Bom Lugar e Estrada José de Lemos km 01 foram algumas das comunidades de Ipixuna que receberam orientação e assistência técnica do Instituto Amazônia.

Durante as viagens de ATER foram realizadas 22 visitas técnicas junto aos agricultores familiares beneficiários do BSM (Brasil Sem Miséria), onde foram dadas orientações técnicas quanto ao desenvolvimento dos projetos, que tem como principal meta garantir a segurança alimentar e nutritiva das famílias e a inclusão e acesso das famílias às políticas públicas.

Na comunidade Poeira, localizada no Ramal Pernambuco km18, os produtores receberam orientações quanto aos procedimentos na colheita da banana, mamão, milho e mandioca, bem como apoio e articulação no escoamento da produção em parceria com a Prefeitura Municipal por meio do caminhão adquirido através do convênio Federal PAC 2.

Já na na Estrada José de Lemos km1, foi realizada Demonstração de Método de Biometria na atividade de Piscicultura, realizada na propriedade Sítio João Batista. O objetivo foi acompanhar o crescimento e biomassa ou ganho de peso dos alevinos para saber como está a conversão alimentar dos peixes conforme a distribuição e qualidade da ração fornecida diariamente.

Na comunidade Bom Lugar foi dado apoio e assistência técnica junto aos agricultores familiares que são beneficiários do PBSM. Alguns agricultores desenvolvem suas atividades consorciadas no cultivo de mandioca com milho e, no ato da visita, os agricultores foram orientados a realizarem os tratos culturais periodicamente, controlando as plantas invasoras e reaproveitando os restos vegetais como adubação orgânica e proteção contra a erosão do solo causada pelas fortes chuvas.

Cerca de 65 sessenta e cinco atendimentos foram realizados Unidade Local, junto aos agricultores familiares e produtores rurais do município, onde os produtores receberam orientações e recomendações técnicas nos mais diversos serviços de ATERF, bem como atendimento na distribuição de sementes de hortaliças, melancia, maracujá, mamão e jerimum e demais atividades relacionadas aos serviços de ATER.

“A UNLOC de Ipixuna desempenha papel importantíssimo no município sendo uma referência para o homem do campo, atuando de forma efetiva na assistência técnica rural”, revelou o técnico agropecuário James Martins Mota.

Facebook

Links