Instituto Amazônia fortalece a cultura da laranja em Alvarães

Visando fortalecer a produção rural do município de Alvarães, o Instituto Amazônia esteve no município onde realizou visita de ATER no Sitio São Joaquim, localizado na Estrada Alvarães Nogueira Km 03, onde foi realizado o acompanhamento das atividades de tratos culturais e colheita de laranja. O produtor de mostrou feliz por estar realizando pela primeira vez uma pequena colheita de laranja, para sua subsistência familiar, e que hoje dá incentivo e oportunidade de varias atividades dentro do pomar, visando gerar emprego e renda para sua família, e obter novas alternativas e ampliação de novas áreas para plantios de citros na propriedade.

Também foi realizada visita de ATER na comunidade rural de Nova Macedônia, localizada na margem esquerda do rio Japurá, com o objetivo de reunir os agricultores para cadastro de famílias, elaboração de diagnóstico e plano de trabalho da comunidade. Assim terão continuidade as atividades dos serviços de ATER, com Cadastro de Declaração de Produtor Rural – CPR, Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, e apoio adesão de Cadastro Ambiental Rural – CAR, para que o acesso às políticas públicas seja mais facilitado, assim como o conhecimento de enquadramento de crédito rural – PRONAF e AFEAM

Já na comunidade Laranjal foi realizada atividade com a cultura do maracujá. No local foi feito o preparo das áreas e a seleção de mudas de maracujá para plantio, bem como limpeza da área, piqueteamento, balizamento, aberturas de covas e adubação de covas.

Com o objetivo de assessorar e acompanhar agricultores familiares com ação de linha de crédito, foi realizada ação de apoio ao crédito nas comunidades rurais, Laranjal, Porto Nazaré, São Rafael, Santa Helena do Ice, Tapiira, Assunção, Juruamã, Marajai e Nova Vila Capucho.

Facebook

Links