Confira a programação cultural da 1ª edição da Feira do Paço

No próximo domingo, dia 14, o Instituto Amazônia vai promover a primeira edição da Feira do Paço, que será realizada em todos os segundos domingos de cada mês até o final deste ano. O evento gratuito terá início às 16h e vai ocorrer no entorno da Praça Dom Pedro II, em frente ao Paço Municipal, no Centro Antigo.

Dentre as atrações multiculturais, que serão apresentadas no palco e em formato flashmob, a exposição de produtos exclusivos com a participação de mais de 40 profissionais da Economia Criativa dará o tom do evento.

Rica em talento e criatividade, a proposta da feira é proporcionar um mix de experiências culturais em um só lugar. Para isso a programação contempla espetáculos teatrais, shows musicais, dança de salão, exposição de carros antigos, sebo de livros e vinis, figurinos e ambientação inspirados na Belle Époque e muito mais.

 

Além dos shows musicais com artistas locais, a feira vai permitir que os frequentadores do evento escolham as músicas que desejam ouvir, votando na sua preferida por meio da plataforma digital Jukx, inspirada na Jukebox. Disponível na web, o Jukx pode ser acessado pelo navegador de qualquer dispositivo, como notebook, smartphones ou tablet.

Feira do Paço

O evento, além de valorizar os artesãos com o fomento da economia criativa e a apresentação de produtos exclusivos e originados do talento, traz a apropriação do espaço público que se perdeu com os novos estabelecimentos comerciais, segundo a arte-educadora Mônica Bologna, à frente da curadoria do evento.

“Nós estamos no marco zero de Manaus. Muitas famílias ao nosso entorno têm na lembrança os tempos em que a praça Dom Pedro II era frequentada. Alguns prédios foram desativados e outros funcionam em horário comercial, ou seja, após isso os moradores ficam esquecidos e anseiam por essa integração com a sociedade”, comenta.

Mônica, que também está à frente do ‘Caminhos do Frei’, braço social do projeto de requalificação do Espaço São Vicente proposto pelo Instituto Amazônia, explica que o interesse maior nesse evento é trazer um retorno social e econômico para a comunidade local.

“Aqui acontecem algumas festas pontuais em que as pessoas comparecem, não no intuito de ver historicamente os patrimônios que aqui ficaram, mas somente para participar do evento e vão embora. E não fica nada para a comunidade, que muitas vezes nem se envolve. A Feira do Paço propõe o resgate da população manauara com o patrimônio histórico, onde a comunidade, composta pelos atores desse espaço, se prepara para receber Manaus inteira”, explica.

Programação Cultural

 

Horário Apresentação Artística
17h20 Soul Art – Zouk
17h35 Soul Art – Aulão de dança
17h45 Maestro Claudio Abrantes e Victor Medeiros
18h Abertura do Paço Municipal com ambientação de época
18h20 Projeto Rosas Dança de Salão – Cancan
18h30 Intervenção Teatral
19h Adriano Arcanjo (Participação: Bibi Arcanjo)
20h10 Projeto Rosas Dança de Salão – Salsa
20h15 DJ Skamboo – Discotecagem Skamboo Musical
21h The Stone Ramos

Facebook

Links