Idosos da Comunidade São Vicente recebem visitas em ação do ‘Caminhos do Frei’

Os idosos carregam consigo uma bagagem de experiência, tradição e sabedoria de vida. Após criar filhos e netos, o trabalho e a rotina do dia-a-dia, cada vez mais dispendiosos, tendem a consumir o tempo da família, fazendo com que esses guerreiros guardem na mente e no coração suas histórias de vida.

Para dar voz e distribuir ouvidos atentos e ombros acolhedores, o Instituto Amazônia, por meio do ‘Caminhos do Frei’, visita os moradores mais antigos da Comunidade São Vicente para levar atenção, afeto e ainda saborear um café apetitoso. As histórias dessa segunda edição do ‘Café com Prosa’ foi com a querida e famosa, Dona Nazinha.

Aos 90 anos, Maria de Nazaré, mais conhecida na Ilha de São Vicente como Dona Nazinha, acumula vivências e ricas contribuições para a comunidade. Com um bate-papo descontraído, Dona Nazinha diz que uma palavra amiga nunca é de mais.

“Achei maravilhoso. Espero que esse café continue, porque isso é muito importante. É uma reunião, um encontro. E é muito importante essa palavra de amigo. Dona Mônica é nossa amiga aqui na comunidade”, comenta dona Nazinha, se referindo à arte-educadora do Instituto Amazônia e idealizadora do ‘Café com Prosa’, Mônica Bologna.

Dona Nazinha teve 19 filhos e comenta que carregou no colo muitas pessoas que hoje ocupam cargos importantes na cidade, mostrando o quão movimentado era o espaço São Vicente, sediando prédios de utilidade pública que hoje compõem o nosso patrimônio histórico no Centro Antigo.

“Eu acho muito bonito que passam carros aqui e essas pessoas param, me pedem a benção, me abraçam e até choram lembrando histórias de quando eram crianças. Na nossa rua, muitos já foram para Deus, mas aqui estão filhos e netos’, comenta.

Café com Prosa

A ação do ‘Caminhos do Frei’, de autoria do Instituto Amazônia, faz parte do projeto de Requalificação do Espaço São Vicente que propõe, entre outras ações, o resgate da auto-estima dos moradores por meio de atividades educativas, capacitação formativa, ações culturais e artísticas, entre outros acompanhamentos de contribuição ao desenvolvimento social dos moradores da área.

Facebook

Links