Em Urucará, Instituto Amazônia realiza demonstração de método sobre tratos culturais do guaraná

O Instituto Amazônia esteve presente nas Colônias Agrícolas da Comunidade do Marajazinho, zona rural do município de Urucará, onde realizou Demonstrações de Métodos (DM), sobre tratos culturais do guaraná. A medida ocorreu devido a proximidade da próxima safra 2014/2015 e da fase inicial da floração.

As atividades foram conduzidas por técnicos do Instituto Amazônia, em parceria com o IDAM e com a cooperativa AGROFRUT, onde as partes envolvidas na atividade planejaram e traçaram metas de combate, para controlar pragas e doenças nos cultivos de guaraná, com objetivo de proporcionar as plantas ramos novos e mais produtivos. “O Trips (Liothrips adisi) é uma praga que mais tem deixado técnicos e agricultores preocupados por ter causado baixa produção e produtividade nos últimos anos no município. E isso exige um monitoramento constante das plantações de guaraná”, disse o técnico agropecuário Manuel Pedro Braga Paes.

Também foi realizado serviço de ATER em nove UPF’s juntamente com técnicos do INPA, onde foram coletados galhos de guaranazeiros afetados pelo superbrotamento (Fusarium decemcellulare) para estudo em laboratório, com objetivo de achar uma solução para diminuir as infestações nos guaranazais.

Na Unidade Local foram prestados atendimentos aos agricultores familiares, pecuaristas, jovens, mulheres onde foram dadas orientações sobre crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, e Agência de Fomento do Estado do Amazonas – AFEAM, em especial sobre o crédito emergencial tendo como beneficiários os atingidos pela enchente do rio.

Também foram realizados os serviços de Supervisão Creditícia nas Unidades de Produção Familiar onde foram realizadas orientações e recomendações técnicas aos produtores rurais referentes aos cultivos de banana, mandioca, guaraná, olericultura, pecuária.

Facebook

Links