Em Itacoatiara, produtores são orientados pelo Instituto Amazônia sobre a criação de animais

No mês de outubro, técnicos do Instituto Amazônia estiveram no município de Itacoatiara onde atenderam vários agricultores familiares que foram orientados sobre a criação de animais domésticos, com ênfase nas raças de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos e aves que mais se adaptam à região. Também receberam orientações quanto a instalações, melhoramento genético, manejo alimentar, melhoria na quantidade e qualidade da carne, leite e ovos, manejo sanitário através do controle de doenças viróticas, bacterinas, fúngicas, parasitarias e vacinação, bem como informação sobre Carteira de Produtor Rural, Declaração de Aptidão ao Pronaf, Cadastro Ambiental Rural, Crédito Rural e elaboração de projeto emergencial rural.

Também foram realizadas demonstrações de métodos em pintinhos da raça pesadão na unidade demonstrativa de avicultura caipira. Uma sobre debicagem e a outra sobre vacinação de pintos contra Newcastle, Bronquite e Gumboro, com o intuito de conhecer a maneira correta de vacinar as aves, diminuir os riscos de doenças no plantel e realizar periodicamente manejo sanitário. Recomendou-se ao agricultor que forneça água de boa qualidade, ração conforme a faixa etária, limpeza do galpão e das instalações periodicamente e vacinação do plantel.

Foi realizada visita na Amazon Ecofihs para realização de palestra sobre Boas Práticas na Fabricação do Pescado em uma pequena agroindústria, onde 16 funcionários e o proprietário aprenderam sobre os cuidados na manipulação dos alimentos, higiene pessoal do manipulador, uniforme adequado, doenças transmissíveis pelos alimentos, características organolépticas do pescado, fluxograma de produção – desde a captura até a estocagem – e o processo para fabricação do filé, picadinho, carne de hambúrguer, tambaqui sem espinha e costela de tambaqui.

Facebook

Links