Economia Criativa avança em ações do Instituto Amazônia

FeiradoPaco7

Com o crescimento da Feira do Paço, realizada todos os domingos de cada mês no Marco Zero de Manaus, o Instituto Amazônia expande suas atividades no ramo da Economia Criativa para mais duas ações permanentes: a feira itinerante Vintão, lançada no último dia 24, e a Casa Criativa, uma nova proposta de coworking para a cidade, a ser inaugurada nos próximos dias.  

Essas iniciativas, coordenadas por Beto Contartesi, gestor cultural do instituto, são fruto do programa de fomento à Economia Criativa, desenvolvido pelo Instituto Amazônia junto à comunidade local e mais de 200 empreendedores da indústria criativa, envolvidos na concepção e realização da Feira do Paço. Grande parte dessas atividades está incorporada em 14 áreas criativas, como cultura, gastronomia, moda, arquitetura, design e música, incluindo o setor de tecnologia e inovação e audiovisual. 

Para além dos benefícios econômicos, Beto Contartesi explica os reais avanços percebidos com o fomento de atividades nessa área, sobretudo quanto ao desenvolvimento social, cultural e sustentável. “Temos como exemplo a comunidade São Vicente, onde o Instituto Amazônia atua diretamente. A realização da feira, somado ao projeto social Caminhos do Frei, tem devolvido a auto-estima dos moradores, tem resgatado um dos pontos mais importantes da nossa cidade e tem valorizado os profissionais e artistas da terra. Queremos levar esse modelo de projeto para outros bairros com a realização do Vintão e viabilizar o acesso a esse segmento com a abertura da Casa Criativa”, explica.

Feira do Paço -

Realizada desde o ano passado pelo Instituto Amazônia, a Feira do Paço tem reunido o conceito de `Economia Criativa` em todas as atividades e atrações. A  4a edição, que acontece no próximo domingo (11) a partir das 16h, vai celebrar as festividades juninas, folclóricas, além de antecipar as comemorações pelo Dia dos Namorados. O evento acontece no Marco Zero da cidade, situado no entorno da Praça Dom Pedro II, no Centro Histórico.

Feira itinerante

A feira promocional de economia criativa ‘Vintão’ é inédita em Manaus e será realizada todo mês em diferentes bairros da capitalSão pelo menos 50 expositores que atuam na área de economia criativa, seja com artesanatos, roupas, móveis e objetos de decoração, além da praça de alimentação com várias opções de food trucks. Todos os participantes devem vender seus produtos com o valor máximo de R$ 20.

vintao.

Além de oportunizar que os expositores divulguem seus trabalhos em outras zonas da cidade, o ‘Vintão’ também é uma ótima opção para os consumidores, que podem adquirir produtos exclusivos por um preço baixo. A ideia foi inspirada no fenômeno que vem acontecendo no Brasil, como a Feira Tom Jobim em Belo Horizonte (MG) e em Macaé (RJ), com a feira ‘A Tardinha’. 

Casa criativa 

Para este segundo semestre o Instituto Amazônia anuncia mais uma novidade. A Casa Criativa, situada na Avenida Ayrão, contará com o ambiente de Coworking, além de disponibilizar salas para locação, salão artístico para desenvolver experiências, onde o principal objetivo é incentivar a troca de ideias, compartilhamento e colaboração entre profissionais de diferentes áreas.

O lançamento dessa nova proposta vem ao encontro das novas motivações de mercado, que estão além do dinheiro. “A feira do paço nos abriu novos horizontes e a Casa Criativa vem para impulsionar novas ideias, novas conexões e modelos de negócios. Estamos acompanhando a mudança de comportamento dessas novas gerações que não se preocupam somente com os resultados econômicos, mas também ambientais, sociais e culturais”, explica Paulo Henrique, presidente do Instituto Amazônia. 

Segundo ele, o instituto vem acompanhando essa tendência mundial de repensar a economia. “Esse novo modelo de trabalho através da criatividade e inovação é sustentável, gera emprego, reaviva áreas urbanas em ruínas, e preserva o patrimônio cultural e ambiental do país. As empresas buscam cada dia mais pessoas qualificadas a idealizarem soluções criativas para problemas comuns, aprimorando a qualidade de seus produtos e serviços. Por esta razão, carreiras voltadas para profissionais que trabalham de forma original estão cada dia em ascensão”, finaliza.

 

Facebook

Links