Dia Internacional das Florestas e os motivos para mantê-las preservadas

sim

As florestas desempenham papéis vitais e garantem o equilíbrio ecológico do planeta, seja para manter a temperatura da Terra, para a evapotranspiração da árvores que formam nuvens de chuva ou por concentrarem a maior parte da biodiversidade terrestre. Por estes e outros inúmeros motivos que a Organização das Nações Unidas (ONU) estipulou a data de hoje, 21 de março, como o Dia Internacional das Florestas.

Em um período em que esforços para frear desmatamentos e preservar a biodiversidade estão em evidência por conta dos impactos negativos do aquecimento global (aumento das temperaturas médias do planeta), a ONU decidiu criar a data em 2012 para sensibilizar ainda mais a população sobre a importância de manter as florestas em pé.

Cientificamente, já foi mais que constatado que o desmatamento agrava o efeito estufa, também causado pela queima de combustíveis fósseis. As florestas desempenham papel fundamental para evitar este aumento da temperatura, pois são capazes de absorver o dióxido de carbono (um dos principais gases de efeito estufa) da atmosfera, principalmente a Amazônica, maior floresta tropical do planeta.

Caso não haja conscientização, os prognósticos são negativos para o mundo todo. Um estudo recente sobre os impactos do desflorestamento na Amazônia realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) aponta uma redução de 35% no volume de chuvas e um aumento de 4,5ºC na temperatura da bacia amazônica em 2100, caso o desmatamento na região continue avançando.

Outro relatório, chamado ‘O Futuro Climático da Amazônia’  do pesquisador Antonio Donato Nobre, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), afirma que a Amazônia já sofre efeitos do desmatamento, evidenciados no clima, com períodos muito longos de seca ou cheias acima da média em um curto espaço.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Também de acordo com a própria ONU, os desmatamentos e o manejo da terra são responsáveis por 17% das emissões de carbono. Por conta disso, entre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) firmados em 2015, o de número 15 fala justamente sobre proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, além de deter e reverter a degradação da terra e perda da biodiversidade. Uma das metas é promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente até 2020.

Além de todos os benefícios citais, principalmente o preponderante nos recursos hídricos, manter as florestas preservadas também é importante para o desenvolvimento de biotecnologias, para o extrativismo, uma vez que cinco milhões de pessoas (entre populações tradicionais e familiares) do Brasil vivem na ou da floresta, para o desenvolvimento do ecoturismo e proteção de terras indígenas.

Repórter: Luana Carvalho

Facebook

Links