Comunidades indígenas de São Gabriel da Cachoeira recebem visita de técnicos do Instituto Amazônia

No mês de junho, algumas comunidades indígenas foram visitadas por técnicos do Instituto Amazônia, dentre elas, a comunidade dos povos indígenas Werekena. Na ocasião, foi realizado um reconhecimento das especificidades dessa comunidade, onde foi constatado que existe o cultivo de frutíferas nos quintais, criação de pequenos animais, confecção de artesanatos de fibras de arumã, cipó e piaçaba.

Grande parte dos Werekenas falam o nheengatu, mas alguns mais velhos falam a língua werekena. Porém, a comunicação entre as familias é pelo nheengatu. Diante disso a Unidade Local do munícipio disponibilizou a técnica Genice Vital para colaborar na tradução durante as entrevistas. Da mesma forma o Sr. Evanildo, líder da associação CAIARNX, também colaborou na tradução nas entrevistas.

“Reconhecer a dinâmica local entre os comunitários e as escolas foi um dos pontos importantes a serem levados em conta para o planejamento das próximas atividades, sobretudo atividades práticas”, disse a antropóloga Rosilene Fonseca Pereira, revelando que os coordenadores da escola mantém uma roça comunitária manejadas pelos alunos, que faz parte do projeto de revitalização dos cultivos tradicionais. Sobre os quintais, Rosilene observou que há uma grande quantidade de plantas úteis no cotidiano das famílias, e que essa constatação dá dimensão da diversidade das plantas, o que poderá ajudar na produção das mudas a serem utilizadas na implantação dos Sistemas Agloflorestais (SAF´s) nas referidas comunidades ou na área de uma ou mais famílias indígenas beneficiárias.

Facebook

Links