Centro Antigo recebe centenas de pessoas durante a 2ª edição da Feira do Paço

A segunda edição da Feira do Paço reuniu centenas de pessoas que puderam contemplar as belezas no entorno da Praça Dom Pedro II, no Centro Antigo de Manaus, e ainda desfrutar de diversos produtos criativos, comida diferenciada, ambiente seguro e atrações multiculturais, promovidas pelo Instituto Amazônia.

A Feira do Paço é uma das atividades realizadas junto à comunidade São Vicente para a requalificação urbanística e social, proposta e executada pelo Instituto Amazônia. Dentro desse projeto, outras ações como o Caminhos do Frei e as aulas ministradas na casa Caminhos da Arte levam aos moradores oportunidades, cultura, conhecimento, entre outros benefícios de cunho social.

dsc_5684

Nesta segunda edição, a disposição da feira foi repaginada com o intuito de levar melhor comodidade ao público e aos empreendedores participantes. Desde o início da Rua Bernardo Ramos, primeira via urbanizada da cidade, dezenas de stands com produtos criativos estavam posicionados. A criatividade estava presente nos stands que variavam de temática passando por botânica, decoração, aromas e muito mais.

Esse tipo de ação vem fomentar a economia criativa na cidade e esta já se tornou a maior feira nesse segmento. Os artesãos e profissionais do ramo apostam nesse tipo de realização, pois funciona como uma vitrine para os seus produtos, de forma organizada e profissional. Os demais atrativos que compõem a Feira do Paço tornam o evento um verdadeiro shopping a céu aberto.

Acontecendo aos segundos domingos de cada mês (até dezembro deste ano), a produção conta com menos de um mês para preparar toda a estrutura do evento como segurança, iluminação, som, expositores, área de alimentação, banheiros, programação multicultural e todo o acompanhamento semanal juntos aos empreendedores para garantir a qualidade da feira e o feedback positivo do público.

Afinal, uma das propostas é que o Centro Antigo e a praça Dom Pedro II voltem a ser ocupados pelos manauaras e o espaço venha a ser bem cuidado para que os turistas conheçam mais da cultura da cidade, a partir dos patrimônios históricos ali presentes.

Diferentemente de outros eventos realizados neste mesmo local, o Instituto Amazônia integra a Comunidade São Vicente na produção e realização do evento. Alguns moradores, como por exemplo a Luciana Chaves e a Cris, expõem seus produtos. Na área da gastronomia, elas comercializam doces e pipoca gourmet com técnicas profissionais de preparo e venda adquiridas durante a oficina de culinária, realizada na Casa do Frei e ministrada pela profissional Cléo Vilapouca.

Na área de alimentação, food  e bike trucks ofereciam uma diversidade de comida desde massas, sanduíche artesanal até batata frita gourmet. O público vegano também foi atendido com o stand Erva Doce.

dsc_5873

Ao longo da Feira do Paço, carros antigos, oficina de perna-de-pau (ministrada pelos artistas da casa Caminhos da Arte), espaço infantil, espaço Moda, artistas pintando telas na hora, assim como a arte em grafitte representada pelo artista Di Paradise, entre outros atrativos disputavam olhares entre os visitantes.

Com o público fiel e marcante dos jogadores de Pokémon Go, alguns dos expositores se adaptaram e deram uma nova ‘cara’ para os seus produtos, afim de conquistar os amantes do joguinho que é febre na cidade. A “Quatro Quatro Uno”, por exemplo, transformou seus deliciosos brownies em lindas e chamativas pokebolas. E fez sucesso!!

 

dsc_5891

dsc_6002

dsc_6008

dsc_6018

dsc_6033

Mas o ponto alto do evento foram as apresentações multiculturais que conseguiam reunir o público no coreto da praça, em frente ao palco, e onde mais anunciassem apresentações. Teve dança de salão com os dançarinos do grupo Rosas da Universidade do Estado do Amazonas, dança do ventre, teatro com a companhia Art.com encenando um espetáculo infantil e muito som irreverente com a banda The Stone Ramos lançando seu novo projeto: Bailinho da Stone.

Nesse novo formato, a banda convida outros artistas locais para interagirem no palco. Nesta edição os convidados foram o rapper Jander Manauara e a cantora Vivian Gramophone. O público acompanhou o show até o final e ainda pediu Bis.

 

dsc_5861

whatsapp-image-2016-09-12-at-13-00-33

whatsapp-image-2016-09-12-at-13-00-28

A Feira do Paço contou, ainda, com o apoio dos acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro) que estiveram atuando na visita guiada dentro do museu Paço da Liberdade, que alcança um número expressivo de visitação durante a feira. A próxima edição da Feira do Paço acontece no dia 9 de outubro, a partir das 16h. Não perca!

dsc_5856

Facebook

Links