Casa do Frei, um celeiro de oportunidades

Com sede na Rua Bernardo Ramos, no coração do Centro Antigo de Manaus, o Instituto Amazônia, além das ações de cunho ambiental executadas no Amazonas, busca realizar um trabalho contínuo com os moradores da Comunidade São Vicente, afim de contribuir com o desenvolvimento social, cultural, formativo e educacional dos moradores da área.

Essas atividades em andamento formam o braço social do projeto de Requalificação Urbana do Espaço São Vicente, executado e idealizado pelo Instituto Amazônia, que propõe a readequação arquitetônica desse fragmento do sítio histórico do centro de Manaus, com o resgate do patrimônio e a valoração do espaço, rico em história e cultura.

Para atender aos anseios sociais do projeto foi criado o ‘Caminhos do Frei’ que tem como sede, a Casa do Frei, situada na Rua Frei José dos Inocentes. Um espaço aberto à comunidade, com produção artística local espalhada por todos os cantos da casa e composta por salas onde acontecem oficinas, aulas e cursos de capacitação.

Nesta semana, por exemplo, as mulheres da comunidade estão aprendendo a preparar as comidas típicas das festas juninas. Bolo de milho, bolo de churros, mungunzá, maça do amor, entre outras delícias. Essa atividade ensina, além das receitas,  técnicas culinárias, quanto a higiene, manipulação, conservação, segurança na produção dos alimentos e apresentação final do produto, visa capacitá-las para a comercialização desses produtos, oferecendo a possibilidade de uma renda extra para esse período do ano.

Entre as atividades de cunho sócio-cultural desenvolvidas na Casa do Frei, estão as aulas de reforço ministradas pela professora-pedagoga Lucimere Nunes dos Santos. Aos sábados, pela manhã, as salas recebem os alunos da comunidade São Vicente, que desejam melhorar o desempenho nas disciplinas de matemática e português. O acompanhamento mais próximo que a professora tem com os alunos matriculados, de idades variadas e cursando do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, permite um melhor progresso dos ensinamentos passados aos alunos.

O empreendedorismo também é uma pauta constante na Casa Do Frei. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o Instituto Amazônia, em parceria com o Impact Hub, promoveu um evento de inovação social que contou com a participação da produtora e empresária, Inês Daou, falando sobre Planejamento e Produção de Eventos (onde os participantes puderam aprender sobre como planejar e produzir eventos, com calma e assertividade) e da pernambucana Sarah Hazin, revelando dicas sobre como utilizar as técnicas do Storytelling para posicionar melhor sua ideia, produto ou negócio no mercado.

Apesar do foco ser a Comunidade São Vicente, a Casa do Frei está de portas abertas para receber todos que queiram conhecer e participar das atividades, obedecendo as vagas pré-estabelecidas para cada evento. Confira um pouco mais sobre o espaço, na reportagem abaixo produzida por Carlos Brandão e Roberto Araújo (TV Acrítica).

 

Facebook

Links