Casa do Frei sedia workshops de Inovação Social

CasaDoFrei

“Uma vida em três horas”, assim os participantes do 1° Hub Escola em Manaus definem o workshop ministrado pela empresária e experiente produtora de eventos Inês Daou, realizado no último sábado, 11, pelo Instituto Amazônia.

Com o tema “Planejamento e Produção de Eventos”, Inês Daou, proprietária da empresa IAÍ Produções, tentou relatar em três horas toda uma vida dedicada à produção cultural e de eventos na cidade. Ela, que já foi Secretaria de Cultura do município, é responsável pela realização da maior feira de estudantes da região, a Feira Norte do Estudante.

“Foram 3 horas de muitas dicas. Muito conteúdo bom pra você usar de forma prática. Desde como você planeja seu evento, como você promove e qual o plano de comunicação adequado para cada tipo de evento”, comenta a organizadora e co-fundadora da Impact Hub Manaus, Juliana Teles.

O evento marca com êxito o fim do Primeiro Festival Hub Escola promovido pelo Impact Hub Manaus e realizado na Casa do Frei, sede social do projeto Caminhos do Frei desenvolvido pelo Instituto Amazônia na Comunidade São Vicente, Centro Antigo.

O Instituto colocou a Casa do Frei à disposição da causa, pois acredita nas transformações sociais que eventos como esses despertam na sociedade. “Em contrapartida abrimos vagas gratuitas para a comunidade participar e adquirir conhecimento junto a esses jovens. Nossa missão é trazer para esse espaço, tudo o que há de interessante em cultura, tecnologia, formação profissional, para que os moradores daqui possam, também, ser assistidos e, assim, possuam melhores oportunidades de vida”, comenta o diretor-presidente do Instituto Amazônia, Paulo Henrique de Castro.

Storytelling

Apesar de o termo soar novo, storytelling não é nada mais que “contar histórias”. Prática presente desde a infância, quando começamos a juntar as palavras para narrar um acontecimento. Mas essa nova ferramenta traz técnicas de como usar essa prática ao nosso favor, seja nos promovendo ou vendendo algum serviço ou produto.

Para falar sobre isso, foi convidada a empresária pernambucana Sara Hazim que, há anos, está à frente da agência ‘Pop Me Up’. A empresa atua no ramo de comunicação integrada, unindo assessoria de imprensa com estratégia digital, para empresas.

O workshop de storytelling foi marcado por atividades práticas e dinâmicas em grupo que, por meio de desafios para contar histórias atraentes e envolventes, podiam traduzir o real e simples sentido da ferramenta e sua aplicação no cotidiano.

Os participantes, por exemplo, foram desafiados a contar a clássica história da chapeuzinho vermelho em apenas cinco linhas. Como se estivessem fazendo a sinopse de um filme e que pudesse revelar a forma particular de cada participante em contar a mesma história.

O objetivo era encontrar histórias das quais a narração estivesse tão bem construída que despertasse no outro a vontade de saber mais sobre. Outra dinâmica foi contar sua própria história, mas em terceira pessoa.

Nessa atividade, a dona Amazônia, moradora da comunidade, se destacou com o discurso agradecido. Segundo a produção presente no evento, a narração dela, relatando os novos conhecimentos adquiridos naquela tarde, comoveu os participantes.

Ao final do evento, uma avaliação entre os participantes atestou de forma positiva a aconchegante e calorosa recepção na Casa do Frei e a qualidade do espaço que sedia um projeto sócio-cultural inovador, localizado em um fragmento do centro antigo da cidade pouco frequentado.

Facebook

Links