Caravana visa divulgar Cadastro Ambiental Rural na região amazônica

MarceloCuria

Uma caravana pretende orientar produtores rurais sobre a inclusão de imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), cujo prazo termina em 31 de dezembro deste ano. A iniciativa é da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, instituição do governo responsável pela administração dos dados recebidos dos proprietários de terra.

O Cadastro é uma obrigatoriedade prevista no Código Florestal. Todo proprietário de imóvel rural é obrigado a declarar as informações sobre suas áreas produtivas, de preservação e reserva legal. A partir dos dados, quem estiver irregular em relação à legislação, será incluído no Programa de Recuperação Ambiental (PRA), para adequar a propriedade às normas em vigor.

“A caravana tem o objetivo de sensibilizar sobre a importância do CAR e divulgar o curso online com orientações voltadas para técnicos, gestores públicos e proprietários rurais. O curso é gratuito e já está disponível para todos os interessados”, diz o comunicado divulgado pela Fundação Roberto Marinho.

Os encontros começaram na terça-feira (16/5), em Macapá (AP). O roteiro seguiu para Santarém (17/5) e, nesta quinta-feira, tem continuidade em Belém, no Estado do Pará. Os representantes da Fundação e do Serviço Florestal devem passar também por Manaus e Boca do Acre, no Estado do Amazonas, Porto Velho (RO), e Boa Vista (RR).

Fonte: Revista Globo Rural

Facebook

Links