‘Caminhos do Frei’ leva arte, educação e cultura à Comunidade São Vicente

Situado no coração do Centro Histórico de Manaus, na Rua Bernardo Ramos, primeira via urbanizada da cidade, o Instituto Amazônia tem como missão deixar um legado social, cultural e de resgate histórico aos moradores da Comunidade São Vicente, incentivando e realizando ações para o desenvolvimento dessa área.

Prova disso é o Projeto São Vicente, em execução pelo Instituto Amazônia, que propõe a readequação arquitetônica desse fragmento do sítio histórico do centro de Manaus, com o resgate do patrimônio e a valoração do espaço, rico em história e cultura, pelos moradores da área.

Para atender aos anseios sociais do projeto foi criado o ‘Caminhos do Frei’ que, ao disponibilizar oportunidades por meio de oficinas de capacitação em multiáreas e desenvolver ações de assistência, lazer e cultura, pretende recuperar a autoestima dos moradores do entorno, transformando a realidade hoje encontrada no local.

O ‘Caminhos do Frei’ é desenvolvido em frentes como: saúde, educação, cultura entre outras ramificações que, juntas, trazem resultados sócio-culturais de representativo impacto à comunidade. Para a realização dessas atividades, funciona na Rua Frei José dos Inocentes a sede do projeto São Vicente, a Casa do Frei. Nela acontecem cursos de capacitação, oficinas, aulas, entre outras atividades programadas.

Dentro do Caminhos do Frei – Educação, estão sendo realizadas aulas de reforço escolar multidisciplinar  com as crianças que moram na Comunidade São Vicente e seu entorno. As aulas acontecem semanalmente, em dias alternados, e com turmas divididas por faixa etária e nível de escolaridade.

Para o acompanhamento das atividades desenvolvidas na sala de aula, o Instituto Amazônia conta com a parceria, através de Cooperação Técnica, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA e da Faculdade Metropolitana de Manaus – Fametro.

Facebook

Links