Atividades realizadas em Itacoatiara mantêm aquecido o setor primário

 O Instituto Amazônia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), atendeu no município de Itacoatiara cerca de 130 agricultores rurais, durante o mês passado, como parte do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Além disso, foram realizadas 53 visitas técnicas às propriedades rurais de atividades agropecuárias, florestais, pesqueiras, agroecológicas, agroindustriais e atividades não agrícolas, com o intuito de orientar quanto novos procedimentos, técnicas, elaboração de projetos para acesso ao crédito rural e Carteira do Produtor Rural, entre outros assuntos pertinentes para o fortalecimento do setor primário do município.

A agricultura em Itacoatiara é uma das principais fontes de renda. A cidade é considerada o maior polo agropecuário da região Norte do Brasil, destacando-se como importante produtor de mandioca, banana, laranja, feijão, café, hortaliças e milho.

A pecuária e a pesca também constituem um forte empreendedor econômico do município, com destaque para a criação de bovinos equinos e suínos. Na pesca, as espécies mais comuns são o pacu, sardinha, curimatá, branquinha, jaraqui, matrinxã, acari-bodó e outras espécies de peixes oriundos de água doce.

A avicultura também concentra uma representação econômica para a cidade, existindo uma granja com criação de galinhas de postura. O extrativismo vegetal ainda é uma atividade de grande significado para a economia local, através da exploração de produtos como a borracha, pupunha e madeira. Existem diversos viveiros de peixes na localidade, voltados à criação de espécies de peixes da Amazônia. Na fruticultura, produz-se no município maracujá, cupuaçu, mamão, abacaxi, banana, abacate, laranja, limão e melancia.

Facebook

Links