Área de jogos e espaço Kids são ampliados e prometem novidades ao público da Feira do Paço, neste domingo (9)

Atrações Área Geek (2)

Fazer o resgate das brincadeiras tradicionais de roda, amarelinha, futebol de botão, perninha de lata, ping-pong, perna de pau, contação de histórias entre outras atividades é a proposta do projeto “Brincando no Paço”, que acontece na ‘área kids’ da Feira do Paço, neste domingo (9). O espaço foi ampliado para receber ainda mais visitantes, assim como a área ‘Geek’, que nesta edição traz novidades para os fãs de tecnologia, games, animes e séries. O evento, realizado pelo Instituto Amazônia, acontece das 16h às 22h, no entorno da Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus.

A área Geek, dedicada aos fãs de games e tecnologia em geral, foi ampliada e nesta edição e vem com novidades incríveis. Uma delas é a adição de 100 megas de internet dedicada para quem quiser levar seus notebooks ou celulares para jogar com estações de tomadas. O espaço também ofertará games como o FIFA 17 para Playstation 4, Pokkén (Pokémon) no Wii, além de jogos de tabuleiro como krosmaster, abyss, zombie dice, BlackStories, entre outros.

De acordo com o coordenador do espaço, Abu de Câncer, do Movimento Keep, o público também deve se encantar com a presença de Humberto Valência, que trabalha com robótica e levará para a apresentação robôs do filme Star Wars. A área também terá presença de cosplayers dos personagens Maskara, Power Ranger Verde, Homem Aranha, entre outros.

A desenvolvedora de games Conastus Digitus estará presente. No palco, os youtubers BlackSagaro, Lari Arlequina e Pedro Porto serão a atração, junto com os grupos de K-pop (música koreana) VENUS dance Team, DoubleG, Phoenix Dance Group e My way Dance Group.

Atrações Área Geek (3)

 

Atrações Área Geek

Geek

Produtos- Feira do Paço

Área kids

 

Nesta edição o público infantil também terá surpresas. Além das atividades que já são realizadas durante a feira, os pequenos visitantes participarão de experimentações musicais, junto com o professor Isaias Monteiro, do Coral do Amazonas. O espaço de pinturas artísticas e de leitura também será ampliado.

“Percebe-se que as crianças hoje estão muito ligadas às tecnologias. Não que isso seja uma coisa ruim, mas não podem se apoderar de um e esquecer de outro. Então essa é a nossa proposta, resgatar essas brincadeiras que muitas crianças nem conhecem”, explica a coordenadora do Caminhos da Arte, responsável pelo espaço, Jaqueline Ferreira.

Jaqueline destaca que o mais interessante do projeto é a possibilidade dos pais se divertirem junto com os filhos, relembrando as brincadeiras de rua. “Na última edição foi engraçado porque as crianças nunca tinham pulado amarelinha. Foram as mães que ensinaram e isso é o mais legal, pois o local não é um espaço para os pais deixarem os filhos, mas sim para acompanhar os filhos nas brincadeiras e interagirem”.

Feira do Paço (2)

A área também conta com voluntários de apoio, assistente social, psicóloga e outros educadores. Especialmente neste domingo cada criança ganhará uma revistinha que conta a história da Páscoa, como forma de incentivar a leitura infantil.

Atrações musicais

As atrações musicais da Feira do Paço passam pelo jazz, música popular brasileira, rock, reggae e rap. O rapper Jander Manauara, a frente de diferentes formas de expressões musicais, levará as bandas FreeBase e Sollar Roots para o palco. A banda Freebase nasceu na zona sul da cidade de Manaus e  iniciou em outubro de 2015 com a ideia de quatro amigos amigos.  O grupo carrega a denominação de ‘Rap Orgânico’, que em uma linguagem mais simples significa “rap com instrumentos”.

Repetindo o sucesso da primeira edição, a Banda Sinfônica e seus 70 instrumentistas continuarão arrancando aplausos dos visitantes. Para esta edição, o grupo promete mais surpresas. “Estamos esperando uma conectividade maior com o público, trazendo um repertório popular de várias regiões do Brasil. Prometemos uma apresentação inesquecível para o público e logicamente música de concerto de alto nível”, adiantou o maestro.

A feira

_DSC0026

O evento é realizado todo segundo domingo do mês, desde o ano passado, em um dos pontos turísticos mais importantes, onde encontra-se o Marco Zero de Manaus, composto de prédios históricos e ruas em paralelepípedo, patrimônio cultural da cidade.

A iniciativa faz parte do projeto de desenvolvimento social que o Instituto Amazônia realiza na Comunidade São Vicente, junto aos moradores da área. O Instituto criou a Feira do Paço com o desejo de reaproximar a cidade do local que por anos esteve esquecido e hoje apresenta uma nova realidade através do projeto de requalificação em andamento.

Ao todo, mais de 80 expositores que se inscreveram no site do Instituto Amazônia participarão expondo seus artesanatos e demais produtos que fomentam a economia criativa. Neste ano a feira também terá área PETs, além do espaço Geek e Kids, praça de alimentação e outras manifestações artísticas.

Texto: Luana Carvalho

Facebook

Links