Oficina realizada no ‘Caminhos da Arte’ forma novos artistas de circo em Manaus

No último final de semana a casa ‘Caminhos da Arte’ realizou a oficina de Experimentações Circenses com o professor e artista Leandro Barreto Dutra. A atividade, promovida pelo Instituto Amazônia, foi coordenada pela Companhia de Arte Cristã que está à frente das programações realizadas no espaço cultural, situado na Rua Frei José dos Inocentes, nº230, Centro Antigo.

Durante os dias 17 e 18, das 8h às 12h, os alunos inscritos puderam aprender técnicas profissionais para atuações com perna de pau, swing-poi, prato de equilibrismo, malabarismo com bolinhas e sacolas, portagens duo e em grupo, tecido aéreo, acrobacias de solo e noções de maquiagem artística. O professor mineiro destaca que é a primeira vez, depois de um ano morando em Manaus, que ele pôde repassar seus conhecimentos  de atuação em circo para quem quer aprender.

“Os alunos que compareceram foram perseverantes e todo o processo se deu de forma alegre, o que é muito bom! Foi um encontro entre quem queria ensinar e quem queria aprender”, ressalta.

A escolha do profissional levou em conta a estrada percorrida em turnês pelo Brasil com trabalhos na área artística, tanto na dança quanto no teatro. Leandro Barreto esteve à frente da companhia Jaboque, em Belo Horizonte,  além de lecionar dança no projeto social “Gente em Primeiro Lugar”. Dentre as companhias de teatro por onde passou destacam-se o grupo PauLatino (Espaço Mezcla de Cultura Latino-americana) e a Companhia de Artes Nissi, onde realizou turnês no Sul, Nordeste e Sudeste do Brasil com a peça – A Diretoria.

Devido ao sucesso da atividade e a interação dos alunos durante e após as aulas, novas oficinas devem surgir no espaço Caminhos da Arte. “Foi uma experimentação para iniciantes onde puderam conhecer um pouco de cada modalidade. A roda de conversa no final da oficina foi boa, com falas animadas e interessadas no caminho circense. Acho que por isso já valeu a pena. O próximo passo talvez seja oferecer uma oficina de palhaçaria no espaço, devido ao interesse que a turma demonstrou”, comenta o professor.

Caminhos da Arte

O espaço cultural faz parte do trabalho Caminhos do Frei, integrado ao Projeto de Requalificação do Espaço São Vicente, proposto pelo Instituto Amazônia com os moradores da área. Dentro do Caminhos do Frei são desenvolvidas e executadas ações humanizadas junto à comunidade São Vicente, nos âmbitos social, educativo, formativo e cultural.

Facebook

Links