1º Feira do Paço acontece neste domingo no entorno da praça Dom Pedro II

Ocupando o Centro Antigo de Manaus, a Feira do Paço, que acontece neste domingo, 14, a partir das 16h, no entorno da praça Dom Pedro II, traz um novo conceito de evento ligado à Economia Criativa. Além de apresentações de música, dança e teatro, a feira reúne a produção local de mais de 40 empreendedores e potencializa o trabalho social desenvolvido pelo Instituto Amazônia com a Comunidade São Vicente.

O evento gratuito vai ocorrer todo segundo domingo de cada mês, até o final do ano. Além de dezenas de stands com produtos criativos nos mais diversos segmentos, a feira vai contemplar apresentações itinerantes de dança, com o Projeto Rosas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e espetáculos teatrais, coordenados pela atriz e diretora Jaqueline Ferreira, da Companhia de Arte Cristã, atuante há 26 anos no Amazonas.

Além dos shows musicais com artistas locais, a feira vai permitir que os frequentadores do evento escolham as músicas que desejam ouvir, votando na sua preferida por meio da plataforma digital Jukx, inspirada na Jukebox. Disponível na web, o Jukx pode ser acessado pelo navegador de qualquer dispositivo, como notebook, smartphones ou tablet.

Para a arte-educadora Mônica Bologna, à frente da curadoria dos produtos que serão expostos na feira, o evento, além de valorizar os artesãos com o fomento da economia criativa e a apresentação de produtos exclusivos e originados do talento, traz a apropriação do espaço público que se perdeu com os novos estabelecimentos comerciais.

“Nós estamos no marco zero de Manaus. Muitas famílias ao nosso entorno têm na lembrança os tempos em que a praça Dom Pedro II era frequentada. Alguns prédios foram desativados e outros funcionam em horário comercial, ou seja, após isso os moradores ficam esquecidos e anseiam por essa integração com a sociedade”, comenta.

Mônica, que também está à frente do ‘Caminhos do Frei’, braço social do projeto de requalificação do Espaço São Vicente proposto pelo Instituto Amazônia, explica que o interesse maior nesse evento é trazer um retorno social e econômico para a comunidade local.

“Aqui acontecem algumas festas pontuais em que as pessoas comparecem, não no intuito de ver historicamente os patrimônios que aqui ficaram, mas somente para participar do evento e vão embora. E não fica nada para a comunidade, que muitas vezes nem se envolve. A Feira do Paço propõe o resgate da população manauara com o patrimônio histórico, onde a comunidade, composta pelos atores desse espaço, se prepara para receber Manaus inteira”, explica.

Outros atrativos

A programação traz ainda uma área ampla e segura, com jogos e brinquedos, totalmente dedicada às crianças, espaços gastronômicos com foodtrucks e stands de comida, exposição de carros antigos,  promoções para presentear os pais, sebos de livros e vinis, espaço destinado às blogueiras para consultoria e aquisição de roupas de qualidade com baixo custo, área fotográfica para retratos instantâneos com figurinos e ambientação inspirados na Belle Époque, os mesmos utilizados no evento ‘As portas do Passado Abrindo as Janelas para o Futuro’, resgatando a história e os costumes da época, e muito mais.

Alteração no horário

Inicialmente marcada para começar às 14h, a produção técnica do evento optou por iniciar a programação a partir das 16h, para melhor comodidade do público, tendo em vista que o evento será realizado a céu aberto.

 

Facebook

Links